‘Barões da Rachadinha’: Paródia ironiza denúncias contra Bolsonaro e viraliza

Flávio Jair Eduardo Carlos Bolsonaro
Música faz alusão ao presidente e os filhos (Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Uma mulher viralizou nas redes sociais depois de criar uma paródia da música “Tá Rocheda”, um dos maiores sucessos do grupo baiano “Barões da Pisadinha”. Adelita Monteiro, ex-candidata a vereadora do PSOL em Fortaleza e influenciadora de política, aproveitou o hit nordestino e as revelações de possível corrupção no governo Bolsonaro para tecer críticas ao presidente de forma descontraída. Como resultado, o vídeo repercutiu na web e já tem quase 10 mil visualizações.

A canção lembra das gravações obtidas com exclusividade pela colunista Juliana Dal Piva, do UOL, que indicam o envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o esquema de rachadinhas durante o período em que foi deputado federal. Em alusão ao esquema ilegal de entrega de salários, e à banda que na qual a música foi inspirada, veio o nome do vídeo: “Barões da Rachadinha”.

“Olha aê, são os Barões da Rachadinha, os ‘Bolsonaros’ enchendo os bolsos com dinheiro que é do povo”, começa a canção. “Chegou à presidência de uma forma muito errada / com um juiz ladrão e facada mal explicada”, diz, em referência o ex-juiz Sérgio Moro, que atuou em processos, vários já anulados, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação impossibilitou o petista de se candidatar à presidência em 2018.

A música ainda menciona o senador Flávio Bolsonaro (Patriota), investigado em outro caso de rachadinha, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), mencionado nos áudios divulgados no início desta semana, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). “Elegeu os três filhos e educou bem rapidinho e com rachadinha desviou muito ‘dim dim’”, canta.

Escândalo da Covaxin

A influenciadora lembra ainda da denúncia de corrupção na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19. Há suspeita de crime do governo Bolsonaro na negociação da compra da vacina Covaxin. De acordo com o deputado Luis Miranda (DEM-DF), ele e o irmão, servidor do Ministério da Saúde, avisaram Bolsonaro sobre suspeitas de irregularidades na compra da Covaxin. Segundo depoimento do parlamentar, o presidente teria prometido acionar a Polícia Federal.

“Durante a pandemia resolveu não fazer nada. Só tentou comprar vacina superfaturada. E por dinheiro, matou 500 mil, esse governo tá lascando o Brasil. Bolsonaro… Tô dizendo, pode crer, você merece um prêmio. Bolsonaro… Tô dizendo, pode crer, você merece um prêmio… De pior presidente do mundo, pense em um cabra ‘véio’ vagabundo” diz a música, que ainda repete o último trecho.

Repercussão

O vídeo foi postado nessa segunda-feira (7), mas já tem quase 10 mil visualizações no Instagram, além de mais de 300 comentários. “Essa é a melhor música que eu já ouvi”, elogiou uma internauta. “Os ‘bolsonaristas’ vão enlouquecer”, disse outro, em referência aos apoiadores do presidente. “Canta muito! Vai viralizar!”, profetizou uma mulher.

Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!