Boca Rosa mostra script diário de postagens e levanta debate sobre ‘conteúdos artificiais’ de influenciadores

boca-rosa
Bianca Andrade, a Boca Rosa, deu o que falar com seu planejamento de stories (Reprodução/@bianca/Instagram)

A influenciadora digital Bianca Andrade, a Boca Rosa, divulgou o planejamento de conteúdo que posta nos stories diariamente. Nomeado de “script básico do dia a dia”, o roteiro mostra o que ela deve postar no Instagram desde o momento em que acorda até à noite. A agenda acabou dividindo opiniões entre os internautas, que debatem, nesta quinta-feira (2), sobre a artificialidade dos conteúdos.

Bianca Andrade mostrou a lista nos próprios stories, nessa quarta-feira (1°), para exemplificar como sua equipe trabalhava pensando estrategicamente nos conteúdos das redes sociais dela. A influenciadora digital exibiu a planilha de stories e postagens para o feed que devem ser feitas durante a semana.

O roteiro dos stories foi o que gerou o debate nas redes sociais. Nele, estão programadas postagens como “acordar com xícara de café, 2 boquinhas e colocar horário”, “story único de 15 segundos dando bom dia e falando algo motivacional”, e “mostrar algo fofo do neneim [filho da empresária] em no máximo 3 stories”.

‘Muito louco o que se tornou o Instagram’

Uma usuária compartilhou a lista no Twitter, e disse: “É muito louco o que se tornou o Instagram. Aliás, todas as outras redes sociais também, é um grande negócio, tudo minuciosamente planejado para ter engajamento”. O post da internauta viralizou e atingiu 58 mil curtidas, e foi o que deu início ao debate.

Script gera debate

“Estou há quase meia hora absolutamente fascinado com esse quadro de tarefas dessa moça, porque nenhum livro/tese que tenho estudado nos últimos anos conseguiria exemplificar tão bem a caricatura da transformação da vida em trabalho do capitalismo no estágio neoliberal atual”, opinou uma pessoa.

“Eu acho normal se levar em conta que isso hoje em dia é trabalho, mas ainda é bizarro pensar que viver se tornou fonte de renda, fico pensando em que momento então a pessoa vive realmente de forma autêntica? É meio doido”, disse outra pessoa.

“A galera chocada com o script que a Boca Rosa segue! Meus amores, 90% das influenciadoras fazem isso, tem até curso que ensina a fazer isso aí. Confesso que o tópico ‘mostrar algo fofo do neném’ me pegou, mas infelizmente nada é natural, tudo é programado apenas para gerar engajamento”, apontou uma terceira internauta.

E teve gente que questionou o objetivo de consumir um conteúdo que seja roteirizado: “Boca Rosa compartilhou o cronograma de posts dela e gente… coragem de quem segue blogueiras assim, ela é muito f*da no marketing mas gente, nada ali é real! Nem mesmo o bom dia é espontâneo, qual é a graça de consumir um conteúdo 100% roteirizado?”. Confira alguns dos tuítes:

Bianca se pronuncia

O nome “Boca Rosa” chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter, e Bianca se pronunciou na rede social sobre a polêmica gerada. “Sobre o meu planejamento: Foi no marketing que aprendi a fazer meus planejamentos estratégicos diários, semanais e mensais”.

“Foi quando parei de procrastinar e passei a ter orgulho do meu desempenho. Isso não é ser artificial, isso é ser intencional. Vai na fé que dá resultado”, afirmou a influenciadora digital. Ela também se pronunciou nos stories do Instagram, e disse que o planejamento serviu para ela saber o que postar na rede, com base no que o público dela gosta de ver.

“Eu junto com meu time fizemos um estudo baseado em tudo o que vocês gostam de assistir muito aqui nos meus stories, até porque eu faço stories para vocês. E elas me apresentaram hoje para que fique visual para mim, para que eu consiga entender, para que eu não fique perdida entre uma reunião e outra sem saber o que fazer, o que postar, porque às vezes eu fico sem assunto”, explicou a empresária.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!