Carta aberta de Pedro Scooby para o filho mais velho após acidente no mar viraliza nas redes

dom-e-pedro-scooby
Dom é o filho mais velho de Pedro Sooby (Reprodução/@pedroscooby/Instagram)

Viralizou nas redes sociais uma carta aberta que o surfista e ex-BBB Pedro Scooby escreveu para o filho mais velho, após sofrer um acidente no mar, em 2019. Na carta, o esportista abriu o coração sobre como Dom o fez perder o medo de surfar novamente depois de ter sido “engolido” por três ondas em Nazaré, Portugal. Os internautas se emocionaram com as palavras de Scooby, e a carta já conta com mais de 106 mil curtidas.

O surfista escreveu a carta para Dom em 2020, um ano após o acidente. À época, o garoto tinha 8 anos. Para explicar ao filho sobre o momento em que acabou sendo engolido pelas ondas, o ex-BBB usou a comparação com uma máquina de lavar.

“Pense em uma meia dentro da máquina de lavar, girando, girando, se perdendo numa imensidão de água, espuma e movimento. Foi assim que eu me senti naquela manhã de novembro do ano passado, em Nazaré”. Scooby contou que vestiu “apenas um colete inflável, quando poderia ter vestido dois”.

‘Prédio de oito andares feito de água’

Ele acrescentou: “Em um segundo você está deslizando sobre a água, domando a fúria do mar e manipulando as leis da natureza a seu favor. No segundo seguinte, você tem um prédio de oito andares feito de água sobre você”.

“Você não sabe o que é esquerda ou direita, o que é céu e o que é chão. Você sente a pressão no peito e em cada centímetro da pele. E você não pode respirar, porque se você respirar, o oceano inteiro vai invadir os seus pulmões. E aí você já era”.

Em um outro trecho, Pedro Scooby deu mais detalhes sobre o acidente: “No dia 13 de novembro de 2019, no dia que o mar me engoliu, aconteceu uma coisa muito rara: na confusão, eu demorei a puxar o fio que aciona o colete inflável. E mesmo quando ele foi acionado, o colete não inflou tanto quanto deveria”.

Scooby não conseguiu passar pela onda

“E aconteceu algo mais raro ainda. Quando um surfista de onda gigante cai no mar, ele geralmente espera passar a onda que o derrubou e sobe à superfície em seguida para respirar. A minha onda passou e eu não consegui subir”. Segundo relatou, mais duas ondas o atingiram na sequência.

O ex-marido de Luana Piovani relembrou, na carta, que ficou “alguns dias calado, refletindo sobre tudo”, após o acidente.

Surfista conta um segredo para Dom

O pai de Dom afirmou que sempre que entra no mar, sabe “que pode ser a última vez”, e que por isso sempre conta um segredo para alguém antes de pegar a prancha de surfe. Na carta, o segredo que ele deixa para o filho é que só não desistiu da profissão porque é pai dele: “Porque você me ensinou a não desistir”.

Durante a carta, ele relatou que, após o acidente, foi visitar os filhos em Cascais, Lisboa. Nessa visita, ele contou que teve um momento com Dom em um parquinho de trampolins. Na ocasião, o garoto acabou caindo errado enquanto aprendia a dar saltos mortais, e Scooby conversou com ele sobre a queda:

“Expliquei como o medo podia te impedir de concretizar coisas extraordinárias. E você concluiu do seu jeito. ‘Vou tentar de novo’, você disse”. Em um outro trecho: “E você foi, E mandou um mortal perfeito. E quatro dias depois eu voltei a Nazaré”.

O tipo de surfe que Pedro pratica é o livre, em que se busca por ondas gigantes ao redor do mundo, sem competições. “Foi um swell perfeito. Eu surfei uma onda maior do que aquela que me derrubou. A onda da minha vida. E só existiu porque eu tenho você ao meu lado, me ensinando a viver”, disse ele, na carta.

Início no surfe

Ainda na carta, Pedro Scooby contou um pouco sobre quando começou a surfar, revelando que o pai foi quem lhe levou para praticar o esporte quando tinha cerca de 5 anos. Ele revelou que estudava em um colégio para pessoas abastadas, mas que quando a empresa do pai faliu, a família começou a passar aperto.

Quando o pai saiu de casa, o surfista conta que tinha 15 anos, e que a ausência do mais velho o fez se sentir na obrigação de “sustentar a casa”, e passou a levar o surfe como profissão. “Se antes cair no mar era um passatempo, uma brincadeira de criança, de repente virou uma necessidade”.

Em determinados momentos da carta, o ex-BBB acaba sendo bem poético ao falar sobre o surfe: “As ondas do mar nada mais são do que o último passo da dana entre forças naturais e invisíveis”. Ele continuou: “O homem olhou essa dança e pensou: ‘Será que eu posso aprender a dançar também?’ E aí criou o surfe”.

‘Precisava seguir a dança do mar’

Pedro também contou que, por ser um surfista livre que trabalha buscando ondas gigantes, ele deve parar o que estiver fazendo para surfá-la. “Antes de você nascer, eu precisei deixar a sua mãe no meio da nossa lua de mel porque um swell estava se formando e eu precisava trabalhar. Já perdi datas importantes porque eu precisava seguir a dança do mar”.

No fim da carta, Scooby se declarou mais uma vez para o filho: “Nunca é um bom dia para morrer. Mas quando esse dia chegar, espero que seja no mar, um desaparecimento tranquilo e sem sofrimento. E que você tenha orgulho do que eu fiz e de quem eu fui. Porque eu tenho muito orgulho de você, Dom, meu filho”. Confira a carta na íntegra:

Internautas se emocionam com a carta

Em seu próprio perfil do Twitter, o surfista comentou sobre o registro para o filho: “Amo essa carta”. Os internautas ficaram bastante comovidos com as palavras do ex-BBB: “Caramba, se o Scooby escrevesse um livro eu leria, ele realmente escreve muito bem”.

“Linda mesmo, e quando esse dia chegar Scooby, pode ter certeza que muitos corações vão chorar por você, você é um cara do bem e so nos ensinou que a vida é irada demais para não vivê-la intensamente, beijos”, escreveu um fã para ele a respeito da carta.

Outro usuário opinou: “Carta é algo muito significativo, essa do Scooby para o filho dele vai ser eterna e a cada vez que ela for lida novamente, vai ter um significado novo. Vão existir momentos em que cada vírgula vai soar alto. Existem muitas formas de se eternizar na vida de alguém e essa é uma delas”. Veja a repercussão:

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!