‘Catraca Livre’ pede desculpas após gafes em meio à cobertura do acidente aéreo na Colômbia

Reprodução/Catraca Livre

O portal de notícias “Catraca Livre” se tornou alvo da fúria de leitores nesta terça-feira (29) após cometer uma série de gafes em meio à cobertura da queda de um avião que matou mais de 70 pessoas em La Unión, cidade próxima de Medellín, na Colômbia. Usuários do Facebook acusam o site explorar de forma desrespeitosa o ocorrido em razão de postagens que abordavam a temática de tragédia área. Após repercussão, o site reconheceu o erro.

Em uma das publicações, a página trazia uma “selfie” feito por jogadores da equipe do Chapecoense sob o título: “10 fotos de pessoas em seu último dia”. Em outra postagem, o site veiculou “imagens fimadas [filmadas] que mostram a reação de passageiros em um acidente de avião”. A primeira das três publicações classificadas como ofensivas pelos leitores foi feita às 8h39, com título “10 mitos e verdades sobre viajar de avião”, trazendo em sua descrição a “hashtag” #acidentenaColômbia”

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

 

“O que está acontecendo com a página ‘Catraca Livre’, hoje foi o cúmulo, gosto da página mas essas postagens de hoje, perdeu totalmente a credibilidade”, reagiu um leitor no Facebook. “Manual de como ‘não’ fazer um bom jornalismo”, diz outro usuário da rede social. Em alguns comentários, leitores chegaram a extravasar a indignação, xingando os jornalistas e editores do site.

Entre as 9h54 e 14h02, o “Catraca Livre” publicou cinco editoriais sobre a repercussão negativa da cobertura. No primeiro texto, o site disse considerar “relevante jornalisticamente mostrar outros aspectos da tragédia como, por exemplo, o medo de voar e os mitos”. Às 14h33, o portal, enfim, reconheceu o erro. “Lamentamos que nossa abordagem tenha provocado essa dor e fosse interpretada como desrespeito. Erramos ao não sermos mais cuidadosos”.

Além disso, o criador do “Catraca Livre” veio à público e afirmou ser o único responsável pela condução equivocada do veículo durante a terça-feira (29).

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Pelo menos três dos quatro posts que geraram revolta entre leitores foram excluídos da página. Além disso, a página também excluiu uma postagem na qual relacionava as críticas mais agressivas à ação de pessoas contrária ao posicionamento ideológico do “Catraca Livre”.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!