Faustão era 2º na fila de transplantes de coração; entenda

Faustão fila de transplantes coração
Faustão recebeu um novo coração nesse domingo (Band/Divulgação)

O Ministério da Saúde e a Central de Transplantes do Governo de São Paulo emitiram nota em que explicam os critérios considerados na fila do transplante de coração do apresentador Fausto Silva. Faustão passou pela cirurgia na tarde desse domingo (27) e, segundo o governo de SP, ele era o segundo na lista de espera por um órgão no estado.

Conforme o Ministério da Saúde, a lista é baseada em critérios técnicos, “em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados”.

A nota da pasta destaca que, quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro é fator de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade. Esse teria sido o caso de Faustão.

Ao todo, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, doze pessoas atendiam os requisitos necessários para receber o órgão doado ao apresentador. Ele era o segundo paciente da fila. Conforme o comunicado, após a equipe médica do primeiro paciente recusar a cirurgia, Fausto recebeu o coração.

O Ministério da Saúde afirma que, na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram feitos 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, e, em razão do estado de saúde muito grave, Fausto Silva foi priorizado.

A nota ressalta que a lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. O texto lembra que o Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo.

Trasplante de Faustão é realizado com sucesso

Fausto Silva passou pela cirurgia para transplante de coração na tarde de ontem. Ele está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informa o boletim médico.

Segundo o hospital, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo comunicou a unidade na madrugada de ontem, quando “foi iniciada a avaliação de compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.

O procedimento começou à tarde e durou cerca de 2h30, informou o boletim médico assinado pelo cardiologista Fernando Bacal; pelo cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto; e pelo diretor médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.

Faustão foi incluído na fila de transplantes após agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca que é acompanhado desde 2020.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!