Em carta aberta, Medina revela não estar bem emocionalmente e diz que vai dar pausa nas competições

gabriel-medina
Gabriel Medina contou que chegou em seu limite após vencer o campeonato mundial de surfe (Reprodução/@gabrielmedina/Instagram)

O surfista Gabriel Medina publicou ontem (24) uma carta aberta explicando aos fãs que vai tirar um tempo das competições para cuidar de si. Segundo explicou o atleta, ele não está se sentindo bem emocionalmente, e vem tratando de uma lesão no quadril. Depois de toda a polêmica envolvendo a vacinação contra a Covid-19, o competidor disse que se imunizou durante as férias.

Na carta, Medina conta que viveu uma “montanha russa de emoções dentro e fora d’água” no ano passado, e que isso comprometeu a saúde mental e física dele. O momento turbulento veio logo após o surfista vencer o campeonato mundial, conforme ele mesmo relatou.

“2021 foi um ano incrível pra mim, conquistei meu maior sonho como surfista que era me tornar tricampeão mundial. Era uma parada intocável pra mim. No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física”, escreveu.

‘Cheguei no meu limite’

Gabriel Medina disse que chegou ao fim da temporada de surfe completamente esgotado. “Cheguei no meu limite”, relatou. Além disso, o surfista se envolveu em uma polêmica ao perder uma etapa do campeonato por não ter se vacinado contra a Covid-19 (relembre aqui).

Ele deixou claro na carta aberta que recebeu o imunizante em suas férias. “Tomei minha vacina durante as férias e achei que ia conseguir me preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus picos favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso”.

“Decidi que não viajarei para o Hawaii e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente. Estou com uma leve lesão no quadril que venho tratando desde o final do ano passado”.

Decisão pela pausa foi difícil

O atleta disse que reconhecer que não está bem emocionalmente vem de um “processo muito difícil”. Ele também pontuou que decidir dar uma pausa para se cuidar “foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida”.

“Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos vocês que sempre torceram por mim saibam do momento que estou enfrentando. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte. Amo vocês e obrigado por tudo”, finalizou a carta.

O competidor recebeu vários comentários de apoio de colegas do surfe e outras personalidades públicas. “#força. Se cuide campeão!”, desejou o jornalista Evaristo Costa. “Boa gabes! Os títulos são só a cereja do bolo, o mais importante é estar bem feliz e com saúde”, apontou o surfista Yago Dora.

Yasmin Brunet se pronuncia sobre pausa

Yasmin Brunet, esposa de Gabriel Medina, publicou hoje (25) um texto no Instagram para falar sobre a decisão do marido em dar uma pausa. A modelo comentou sobre a dificuldade de lidar com doenças mentais e sobre como a saúde mental e física “são os bens mais importantes”.

“Ano passado foi um ano muito difícil para mim e para o Gabriel. Já falei em muitas entrevistas que qualquer outra pessoa no lugar dele não teria conseguido chegar onde ele chegou, na verdade qualquer pessoa no lugar dele não teria nem saído da cama”, disse Yasmin.

Ela contou que viu “em primeira mão tudo o que ele sofreu” e afirmou ter sofrido junto com o surfista. “Vi ele segurar muita coisa que foi extremamente injusto com ele. Muitas vezes fomos massacrados sem necessidade alguma sem que ao menos soubessem a verdade”.

‘Tivemos que engolir muitas coisas’

“Muitas mentiras foram contadas e tivemos que engolir muitas coisas para não tirar o foco da competição por que no final das contas o objetivo era fazer ele realizar o sonho dele de ser tri campeão”, acrescentou Yasmin.

A modelo disse ter certeza de que o atleta irá melhorar e pediu orações aos seguidores. “Peço também que isso sirva de alerta para que tomem muito cuidado com a saúde mental de vocês. Muitas vezes a gente acha que não tem tempo pra cuidar da gente, e tem gente que ainda acha que isso é frescura”.

“Se você estiverem passando por qualquer coisa parecida busquem ajuda, busquem apoio de pessoas que verdadeiramente amam vocês. Ninguém precisa passar por isso sozinho”. Por fim, Yasmin Brunet afirmou que essa foi “a melhor escolha” que Medina poderia ter feito, e que o esposo tem todo o seu apoio.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!