Ilustradores do novo ‘Superman’ recebem escolta policial após ameaças pelas redes sociais

superman
A nova edição chega às bancas na próxima terça (9) e, até o momento, apenas fotos do casal de personagens foram divulgadas (Reprodução/@ThatEricAlper/Twitter)

A polêmica envolvendo a bissexualidade do personagem de quadrinhos Superman virou caso de polícia nos Estados Unidos. Após uma série de ameaças promovida por fãs do herói fictício, os ilustradores e outros funcionários envolvidos na nova produção da DC Comics estão sendo escoltados por agentes do Departamento de Polícia de Los Angeles.

Segundo o site TMZ, as casas dos funcionários passaram a ser vigiadas pelos policiais, bem como a sede da DC Comics e do estúdio HI-Fi. A escolta foi solicitada pelos ilustradores por precaução, já que até o momento nenhum ataque foi, de fato, concretizado.

Na história fictícia idealizada pela editora americana, o personagem Jon Kent – filho de Clark e Lois Lane – começa um relacionamento amoroso com um amigo. A nova edição chega às bancas na próxima terça (9) e, até o momento, apenas fotos do casal de personagens foram divulgadas.

Polêmica no Brasil

No Brasil, a novidade empolgou muitos fãs de quadrinhos, mas também foi alvo de comentários homofóbicos. Recentemente, o jogador de vôlei Maurício Souza foi demitido do Minas Tênis Clube após questionar a bissexualidade do personagem (relembre aqui).

Pelas redes sociais, milhares de pessoas criticaram as atitudes do atleta e defenderam a orientação sexual escolhida pela DC Comics para o Superman. “Meninos de menos de 10 anos vendendo bala no sinal, quase 9 da noite, mas o que ameaça a infância é o filho do Superman ser bissexual”, escreveu uma pessoa.

“‘Ah, mas a Bíblia diz que’ … Meu amigo, o Superman é de outra editora”, ironiza outro usuário do Twitter. Veja um pouco da repercussão:

Homofobia é crime

Vale reforçar que homofobia e transfobia são crimes previstos por lei. Eles entram na lei do racismo, já existente há 30 anos e, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.

Veja o que é considerado crime:

  • “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
  • a pena será de um a três anos, além de multa;
  • se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
  • a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!