Influenciadora reclama de falta de trocadores em banheiros masculinos: ‘É um absurdo’

tata-estaniecki
Tata Estaniecki se revoltou ao contar situação vivida com o marido e a filha (Reprodução/@fofoqueioficial/Twitter)

A influenciadora digital Tata Estaniecki relatou ter ficado indignada por não existir trocador de fraldas no banheiro masculino do restaurante onde foi. Ela contou em seu Instagram que o marido, Júlio Cocielo, não conseguiu trocar a fralda da filha do casal, Beatriz, pois o local só possuía o chamado “fraldário” no banheiro feminino. “O nome disso vocês já sabem né?”, provocou a influencer.

“A gente foi num restaurante, eu, o Júlio e a Bia, fomos almoçar. E aí a Bia fez cocô, e o Julio foi trocar a fralda dela, e o trocador era só no banheiro feminino. Aí eu fiquei pensando, não sei se vocês já passaram por isso… Gente, é um absurdo ter trocador só no banheiro feminino”, disse.

Tata continuou: “Absurdo, a palavra disso vocês já sabem. E se o pai vai com a neném lá sozinho, ele vai ter que entrar no banheiro feminino? Eu não entendi. Mas eu queria dividir isso porque eu fiquei bem… Nunca ninguém falou disso né?”. Confira:

Trocadores em banheiros masculinos são vetados em BH

Segundo o site Bebê, os trocadores de fraldas em banheiros masculinos são obrigatórios em Nova York desde 2019, após um movimento de pais através da hashtag “Agachamento para Mudança”. Isso porque viralizou nas redes sociais, em 2018, a foto de um pai agachado em um banheiro para trocar a fralda do filho.

Já em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) vetou o Projeto de Lei que previa a instalação dos trocadores nos banheiros masculinos da capital. Em 2018, o projeto havia sido aprovado pela CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte).

Segundo a justificativa do veto, publicada no DOM (Diário Oficial do Município), o mandatário disse que não diminuiu “relevância do tema”, mas que ao consultar a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria Municipal de Política Urbana, concluiu-se que o conteúdo do projeto “não observou requisitos legais e constitucionais”.

‘Muita gente fala disso, só não escutam’

Nas redes sociais, muitos internautas concordaram com Tata Estaniecki, e apontaram que muitas pessoas falam sobre o tema, mas ele não recebe atenção. “É um absurdo mesmo, na minha opinião fraldário deveria ser sempre separado por inúmeras situações”, comentou uma pessoa no Instagram.

“Muita gente fala disso, só não escutam”, apontou uma usuária. “O certo é ter trocador fora dos banheiros. Pois tem famílias em diversas outras realidades”, opinou um terceiro internauta. “Machismo enraizado né? Na cabeça do dono pai não troca fralda, é responsabilidade da mulher, só pode…”, disse outra pessoa.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!