Isadora Pompeo relaciona suicídio a ‘falta de Deus’ e recebe críticas na web: ‘Desserviço’

isadora pompeo
Cantora gospel revelou ter sofrido com a depressão, mas não se suicidou porque ‘tem Deus’ dentro dela (Reprodução/Globoplay)

A cantora gospel Isadora Pompeo está sendo alvo de críticas por relacionar o suicídio a “falta de Deus”. No Encontro (TV Globo) desta quarta-feira (10), a artista revelou como superou as críticas que recebeu ao se separar dois meses após o casamento.

“Eu sempre procuro levar uma vida transparente. Eu não sou perfeita, longe disso. Eu acho que o mais importante que eu faço com a minha vida é mostrar que o ser humano é falho e tem decisões erradas. Ele passa por processos como qualquer outra pessoa, eu passo por esses processos”, disse a jovem a Patrícia Poeta.

Mesmo após admitir que já sofreu com depressão, Isadora salientou que a diferença é a maneira como ela lida com as dificuldades. “Eu poderia passar por tudo isso e deixar que isso me matasse, acabasse com a minha vida”, disse ela.

“Eu poderia viver uma depressão e passar por um suicídio, mas a diferença é que eu tenho um Deus dentro de mim. Ele trabalha uma verdade tão grande que ele não faz eu acreditar nas mentiras que o ‘diabo’ diz sobre mim”, declarou.

“O diabo declara que eu sou uma derrotada, não vou mais conseguir, não adianta sair da cama, ninguém mais vai te aceitar, as redes sociais não são um lugar pra você, enquanto Deus diz: ‘não, você é amada, você é querida, eu te perdoo, a minha verdade está sob você, vá e não peques mais'”, finalizou a cantora.

Acolher em vez de julgar

Em conversa com o BHAZ, ainda em 2019, o psicólogo e psicanalista mineiro Eduardo Lucas Andrade fez um alerta a respeito da abordagem a pessoas com tendências depressivas e suicidas. Reforçar certos discursos e ignorar que a depressão é uma doença são fatores maléficos.

“O julgamento, a moralidade e as críticas representam abandono para pessoas depressivas. É necessário acolher e ter escuta atenta a essas pessoas para que haja possibilidade de tratamento. Não é só falar, é realmente estar junto e procurar tratamento”, pondera.

“Muitas pessoas não buscam por receio, por medo, muitas não conseguem falar sobre e outras evitam justamente para não lidar com o olhar preconceituoso do outro. Não tem isso de ‘doença de rico’, de estar com o ‘diabo no corpo’. Essa postura só ataca o indivíduo e não ajuda em nada”, explica Andrade.

Web critica fala da cantora

Nas principais redes sociais, internautas teceram críticas ao comentário de Isadora Pompeo. Embora alguns apontem que ela falou de uma experiência própria, valorizando a espiritualidade, muitos avaliam a declaração como um “desserviço” à sociedade.

Confira abaixo:

Dados da OMS mostram que, em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes, e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Somente no primeiro ano da pandemia, em 2020, a depressão e ansiedade aumentaram mais de 25%.

O órgão destaca que 20 países ainda criminalizam o suicídio, sendo que o estigma e a discriminação são comuns em diversas nações. Em revisão sobre o tema, a OMS faz um alerta para que o mundo aumente a atenção em torno da saúde mental.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!