Seu Jorge se manifesta após ataque racista durante show em Porto Alegre

seu jorge
Artista definiu episódio de racismo como ‘grosseria’ e agradeceu ao apoio que recebeu (Reprodução/@seujorge/Instagram)

O cantor Seu Jorge se manifestou sobre as vaias racistas que sofreu durante show em Porto Alegre no último dia 14. Ele falou sobre o assunto na noite dessa segunda-feira (17) e na manhã de hoje (18).

Pelo Instagram, o artista gravou um vídeo extenso, com a bandeira do Rio Grande do Sul ao fundo. Ele conta que o show estava acabando quando se dirigiu à parte de trás do palco e ouviu vaias e xingamentos.

“E logo, por conta disso, percebi que não seria possível voltar pra fazer o famoso bis. Mas sozinho retornei ao palco e, de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos, me despedi do público presente e me retirei”, contou.

Evento era jantar de gala

O cantor revela que o evento era um jantar de gala, com “pessoas muito bem vestidas”. Dessa forma, estavam presentes na audiência somente sócios do clube Grêmio Náutico União.

“Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar, e as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários”, dispara Seu Jorge. O cantor, inclusive, ouviu boatos de que os colaboradores estariam proibidos de olhar ou falar com ele durante o show.

Seu Jorge ressalta que sua principal intenção em se apresentar no estado é levar alegria arte, informação e música à população. Ele estava entusiasmado, já que não fazia shows no local há algum tempo.

‘Muita grosseria racista’

“O Rio Grande do Sul é, sim, um estado extremamente potente. E a sua massa trabalhadora é excelente e produtiva e de extrema efetividade, assim como todo o resto do país”, disse, após mencionar inúmeros artistas naturais do estado, como Elis Regina.

Após as vaias racistas, no entanto, Seu Jorge diz que não reconheceu a cidade que aprendeu a amar e respeitar. Ele avalia que presenciou “muito ódio gratuito” e “muita grosseria racista”. Apesar disso, agradece a quem se preocupou e enviou mensagens de apoio.

“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro e respeito. Digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”, finaliza.

“Estaremos na luta juntos denunciando e combatendo todo tipo de tipificação da nossa gente e respondendo com excelência, preparo, coragem, sabedoria e diplomacia. Nunca, jamais, nos curvaremos ao racismo, seja ela qual for”.

As vaias racistas

Fãs do cantor Seu Jorge, de 52 anos, relataram que ele sofreu ataques racistas durante um show Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na noite de sexta-feira (14). Ele teria recebido vaias após discursar contra o racismo e afirmar ser contra a redução da maioridade penal.

Internautas que assistiram ao show contam que algumas pessoas xingaram Seu Jorge de “vagabundo” e “safado”. Um depoimento que circula nas redes aponta que houve gritos de “uh-uh!”, simulando o som de macacos.

Por meio de post no Instagram, o presidente do clube Grêmio Náutico União afirmou que está apurando as denúncias internamente. “Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação”, diz o comunicado.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!