Vai ter representatividade sim! Maju e Glamour Garcia vencem Melhores do Ano do Troféu Domingão

Reprodução/TV Globo

O já tradicional Troféu Domingão – Melhores do Ano, apresentando durante o dominical Domingão do Faustão, não poderia ser mais representativo do que a edição 2019, realizada neste domingo (15). Entre os destaques, ficaram as vitórias da apresentadora do Jornal Hoje, Maju Coutinho, e da atriz trans Glamour Garcia nas categorias que disputavam.

+ Representatividade importa! Criança vê Maju Coutinho e se identifica: ‘Esse é meu cabelo aqui’

No Jornalismo, outras duas mulheres concorrem com a Maju: as também apresentadoras Renata Vasconcellos e Sandra Annenberg. Antes de anunciar o prêmio, Faustão provocou a Maju sobre a inveja no ambiente de trabalho, já que a apresentadora foi alvo de ataques, inclusive considerados racistas.

+ ‘Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros contabilizados?’: Colunista conta erros de Maju leitores veem racismo

“Dá pra gente crescer juntas, sem furar o olho uma da outra. É possível seguir num caminho com espaço para todas”, afirmou a jornalista. “Quando se ter caráter, quando se tem ética, dá pra ter uma convivência respeitosa e até virar amizade”, complementou o próprio Faustão. A ex-apresentadora da própria Globo, Carla Vilhena, foi uma que destilou críticas à Maju (relembre aqui).

+ Carla Vilhena critica Maju Coutinho e é detonada nas redes sociais

Ovacionada pelo público, a apresentadora do JH foi escolhida a vencedora da categoria e levantou o troféu com um forte discurso. “Represento uma galera, quase 40 pessoas do JH, [que trabalham duro] pra gente levar informação de qualidade, apurada em um momento difícil do nosso país, em um momento que alguns governantes flertam com o autoritarismo, com uma atitude antidemocrática”, disse.

“Quanto mais eu levo porrada, mais se faz necessária minha presença. Vou pela meditação, vou por uma coisa interior para continuar em frente porque a gente tem que marcar presença, seguir ainda mais em um momento tão delicado que a gente vive”, complementou Maju Coutinho ao ser perguntada pelo Faustão como ela aguenta tanta crítica maldosa.

“Quem conhece sabe: ela nunca reagiu com violência, nunca baixou o nível, nunca perdeu o equilíbrio. Impressionante a força espiritual e mental dessa Maju”, elogiou Faustão. “Quando eu fui chamada par assumir o JH, sabia que reações poderiam ser negativas. Como tem um pessoal que me adora, pode me odiar. Tem que ter respeito e também a lei. Aquele que tem atitude criminosa, a gente aciona a lei e está tudo certo”, finalizou Maju, ao lembrar sobre casos de racismo, enquadrados neste ano como crime.

Glamour Garcia

Outro ponto alto foi a categoria Atriz Revelação. Carol Garcia, que concorria pela atuação de Sabrina, na novela A Dona do Pedaço, falou sobre o preconceito enfrentado pela mulher – a artista interpretou uma sugar baby, que, grosseiramente, são jovens mulheres que se relacionam com homens mais velhos bem-sucedidos.

“Acho que a gente tem mesmo em chegar em um ponto em que nada importe além do amor, do afeto. Eu recebi várias mensagens ao longo da novela questionando a opção profissional da Sabrina, quando na verdade a gente pensa em caráter, e não na escolha profissional dela. Ela é uma mulher que tem direito de fazer o que quiser com o corpo dela e ninguém pode interferir nisso, só ter direito sempre”, afirmou.

Mas a grande vencedora foi a artista Glamour Garcia, também pela atuação na novela A Dona do Pedaço, com a personagem Britney. Faustão enalteceu o trabalho dela e a importância de uma pessoa trans ocupar o merecido espaço de destaque.

“Infelizmente a estatística de vida das pessoas trans ainda é muito curta justamente por isso: trans são violentadas e assassinadas. Estar aqui hoje, junto da Nanny [People] inclusive, é a prova de que não somos só capazes, também somos felizes, acreditamos, ocupamos nossos espaços. Eu tenho muito orgulho de ser atriz, de estar aqui hoje”, comemorou a artista.

Confira vencedores de outras categorias:

Ator Revelação

Kaysar Dadour, o Fauze, de Órfãos da Terra

Orlando Caldeira, o Catraca, de Verão 90

Rafael Queiroz, o Rael, de A Dona do Pedaço

Vencedor: Kaysar Dadour

Ator Atriz Mirim

João Bravo, o Peter, de Bom Sucesso

Maria Alice Guedes, a Valentina, de Malhação – Vidas Brasileiras

Valentina Vieira, a Sofia, de Bom Sucesso

Vencedor: João Bravo

Comédia

Dani Calabresa

Marcelo Adnet

Welder Rodrigues

Vencedora: Dani Calabresa

Cantor

Dilsinho

Ferrugem

Luan Santana

Vencedor: Luan Santana

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!