MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB 23

guimê e sapato expulsos
MC Guimê e lutador Cara de Sapato foram expulsos do BBB 23 (Reprodução/TV Globo)

Os participantes MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos da casa do BBB 23 durante a exibição ao vivo do programa na noite desta quinta-feira (16). A decisão da Globo ocorre depois que o cantor e o lutador foram acusados de assediar a participante mexicana Dania Mendez, que faz um intercâmbio no programa.

A discussão sobre o assédio começou depois que viralizaram imagens de Guimê tocando o corpo da modelo insistentemente durante a festa da madrugada desta quinta-feira (16). Uma imobilização de Cara de Sapato e um beijo à força em Dania também foram apontados por internautas.

Expulsão ao vivo

Pela primeira vez na história do Big Brother Brasil, a Globo optou por anunciar a expulsão de participantes ao vivo.

A edição começou mostrando as cenas que envolveram Dania, Guimê e Sapato na festa de ontem. Em seguida, o apresentador Tadeu Schmidt chamou a gravação de uma conversa, no confessionário, entre Dania e uma produtora que a acompanha durante toda a viagem.

A produtora questiona se a modelo se sentiu invadida ou incomodada com alguma abordagem durante à noite, cita a insistência de Sapato e os toques de Guimê nas nádegas da participante.

Aparentemente desconfortável, Dania tenta atenuar a situação, dizendo que todos beberam muito e, por fim, afirma que não se sentiu violada.

Ao final da exibição da cena, Schmidt entra ao vivo, afirma que foi fundamental ouvir a principal envolvida sobre o assunto, destaca que a direção respeita o posicionamento dela, mas que o programa também tem seu posicionamento sobre o ocorrido.

Na interação com os participantes, ele anuncia as eliminações. “Eu queria muito estar aqui hoje para falar de festa, alegria, mas tô aqui pra falar de algo bem desagradável. Nós temos na nossa casa uma convidada, uma visitante, uma pessoa que veio de outro país. Mas acima de tudo, uma mulher”, começa o apresentador

“E, como todas as mulheres, merece respeito absoluto. Nós conversamos com a Dania, muito obrigada pelos esclarecimentos, mas, a partir de tudo que vimos e ouvimos, nós não gostamos. Sapato e Guimê passaram do ponto”, continua.

“É preciso tomar cuidado com os limites, aqui e fora daqui. Assim, por contrariarem as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados”, finalizou Tadeu Schmidt.

Críticas sobre expulsão ao vivo

Minutos após o anúncio da eliminação de MC Guimê e Cara de Sapato, internautas passaram a questionar a forma como a Globo conduziu o episódio, sobretudo, a escolha da expulsão ao vivo.

As opiniões se dividem entre os que avaliam os desdobramentos como uma punição adequada e os que consideram a exposição de Dania, que ficou aos prantos, uma revitimização da mulher assediada.

“Que papelão, eu to sem palavras. A vítima exposta sem explicações decentes aos outros participantes ‘Passaram do ponto’ não. Falem assédio, contextualizem, a vítima chorando ao vivo Que horror tudo isso. Sinto muito pela Dania”, disse uma internauta.

Nos comentários, outros perfis condenam a condução da Globo. “A mulher vulnerável, mal lembrava o que aconteceu. Em 1 momento só cai a ficha de que foi assediada e ainda sofre td esse trauma pela forma com que o programa conduziu tudo”.

“Eles escolheram a decisão básica, certa, mas fizeram da pior forma possível”, disse outra internauta.

MC Guimê toca Dania

Nas cenas de Guimê com a modelo, apontadas por internautas e exibidas ao vivo no programa desta noite, é possível ver cantor e Dania lado a lado, conversando com outros participantes. Eles se aproximam para tirar uma foto, momento em que o MC coloca a mão nas costas de Dania.

Depois da foto, o MC insiste e move a mão. Em um determinado momento, a mexicana chega a olhar para trás e reagir à situação, mas, logo em seguida, Guimê volta a tocá-la nas nádegas.

Além disso, outras situações com a mexicana também renderam críticas ao cantor, como o momento em que ele a ajuda a colocar gelo em um machucado na mão.

Em outro momento da festa, a atriz Bruna Griphao chegou a citar o nome de Lexa para o MC, na tentativa de fazê-lo controlar a bebida. A ex-Rouge Aline Wirley também chamou a atenção de Guimê.

Equipe de Guimê se pronuncia

Em meio à repercussão da noite, na tarde de hoje, a equipe de MC Guimê se manifestou pelas redes sociais. “Como todos vocês, nós assistimos e lamentamos os episódios envolvendo o MC Guimê na última festa dentro do Big Brother Brasil. De antemão, deixamos aqui nossas sinceras desculpas a todas as pessoas envolvidas”, diz o texto.

“Guimê acabou exagerando na bebida o que o fez passar dos limites em alguns momentos. Sabemos que não há justificativa nenhuma e esperamos que ele possa compreender seus erros e atitudes quando estiver aqui fora”, declarou a equipe.

“Firmamos o compromisso de que quando o Guimê sair do programa, ele verá todas as imagens e acima de tudo entenderá o quão grave se trata o que aconteceu, pedindo desculpas diretamente a quem precisa e revendo todos os comportamentos de ontem. Pedimos desculpas à Lexa, Dania, Bruna, seus familiares e aos fãs”.

Cara de Sapato beija e imobiliza a modelo

Durante a festa, Sapato estava abraçando Dania e chegou a tentar dar um selinho na intercambista, que desviou o rosto com dificuldade. Em outro momento, Dania estava deitada na cama quando o lutador, que estava em pé ao lado, começou a imobilizá-la.

Marvvila, que estava perto da dupla, sugeriu que eles dessem “um beijinho”, ao que Dania prontamente respondeu: “Não”. Ainda assim, Sapato continuou com as investidas, segurando as pernas da mexicana.

Equipe de Cara de Sapato de manifesta

A equipe do lutador Cara de Sapato também usou as redes sociais para se pronunciar. “Sobre a madrugada, sabemos que certas atitudes não podem acontecer nem por brincadeira. Por isso, nossas sinceras desculpas à Dania e sua família pelos acontecimentos”.

“Quando sair da casa e ver as imagens, Sapato vai precisar entender o que aconteceu, rever comportamentos, se desculpar e aprender que há limites que não podem ser ultrapassados”, conclui a equipe na nota.

Lexa aos prantos

Logo após a expulsão, a cantora Lexa, esposa de MC Guimê, publicou um story no qual aparece aos prantos. Na gravação feita em um carro, ela diz estar vivendo “um pesadelo”.

Já no início da manhã desta quinta-feira, após a repercussão das cenas, Lexa usou as redes sociais para fazer um desabafo. A esposa do MC tirou a hashtag TeamGuimê, usada para declarar torcida ao artista, fez uma série de posts falando sobre a dedicação à trajetória do marido no reality.

“Eu sei a mulher INCRÍVEL que eu sou, ajudando o tempo todo, erguendo, falando bem, me envolvendo em tretas que não são minhas… Quem me acompanha sabe que eu me dediquei 101% por tudo, para vê-lo brilhar… não durmo direito, parei a minha vida pra ver o Guimê acontecer”, disse.

Em outro post, Lexa pontuou que não está bem e que vai tirar um tempo fora das redes sociais. “Estou arrasada. Estou no fundo do poço. Não assistirei ao programa e me retiro completamente desse cenário. Agora é hora de cuidar de mim”.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!