Outdoor em MG usa meme dos coveiros dançantes para dizer ‘fique em casa!’

outdoor usa meme dos coveiros dançantes
Meme tem origem em tradição de Gana, país da África Ocidental (Boxdoor/Divulgação)

Quem navega nas redes sociais, já deve ter se deparado com o meme dos coveiros que dançam enquanto carregam um caixão. Mas quem ainda não conhece pode encontrar os coveiros dançarinos de Gana fora da internet, nas ruas de Poços de Caldas, no Sul de Minas.

A empresa de mídia exterior Boxdoor produziu um outdoor com o meme e ainda aproveitou para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social durante a pandemia. Uma foto dos coveiros aparece acompanhada da mensagem “Fique em casa ou dance com a gente!”.

A dança dos coveiros tem sido utilizada em montagens na internet, quando pessoas estão em alguma situação de risco. A imagem é cortada em um momento de tensão, dando a entender que as pessoas na cena estariam dentro do caixão. Tudo isso acontece ao som de “Astronomia 2K19”, do DJ Stephan F.

Veja alguns memes:

A ideia do outdoor

Em entrevista ao BHAZ, a gerente comercial da empresa, Carolini Araújo, conta que a ideia veio depois de ver a repercussão do meme nas redes sociais. “A gente precisava de alguma maneira que o produto fosse visto, que as pessoas olhassem para o outdoor”, explica.

A concepção do produto também veio da intenção de reforçar a prevenção ao coronavírus. Poços de Caldas é uma das cidades que está com o decreto para garantir o isolamento social. “A gente quis passar a mensagem de ‘fique em casa’, mas de uma maneira leve, engraçada, não tão pesado quanto as notícias e números que a gente vê crescendo”, detalha Carolini.

Ainda assim, a gerente comercial conta que a empresa não esperava toda a mobilização que tiveram. “Vendo os comentários e as pessoas que compartilharam, as pessoas estão sorrindo. Mesmo durante um problema tão sério, a mensagem está sendo vista, mas com leveza”, comemora.

A origem do meme

Apesar de ser usado como uma brincadeira na internet, os carregadores de caixão dançarinos são uma importante tradição em Gana, país da África Ocidental. Segundo uma reportagem de 2017 da BBC, esses profissionais se especializaram em fazer performances de dança durante o evento.

No país, os funerais são eventos sociais muito importantes. As danças são uma forma de deixar o ritual mais animado. “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?'”, disse Benjamin Aidoo, chefe dos carregadores de caixão, à BBC.

Na tradição do país, essa é uma forma de homenagear a alegria e vida da pessoa que partiu. “Decidi dar à minha mãe uma viagem dançante até seu criador”, afirmou Elizabeth Annan, uma das contratantes do serviço.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!