Pãopivara! Pão em formato de capivara (com recheio delicioso) encanta internautas; veja a receita

pão formato capivara
Pão em formato de capivara ‘derrete’ internautas (Reprodução/MaisVocê/Globo)

Dizem que todo brasileiro nasce com um pezinho na criatividade. E, nesse sentido, uma mulher de Curitiba, no Paraná, “quebrou a internet” ao apresentar uma receita de pão pra lá de diferente.

O “pãopivara”, como tem sido chamado, dá o que falar nas redes sociais desde que apareceu no Mais Você, da Globo, ontem (21). O motivo? O formato de capivara é tão fofo que torna o pão irresistível.

Susan Jacomuni é a responsável pela ideia do pão que, além do formato de capivara, é recheado com linguíça e queijo. Ela compartilha receitas como essa no Instagram e tem feito sucesso.

Não demorou para que internautas reagissem ao pãopivara, a maior parte deles dizendo que terão que fazer a receita do pão em casa. E a novidade também agradou aos belo-horizontinos, já que, assim como em Curitiba, na capital mineira, as capivaras são bastante conhecidas.

Ficou interessado na receita de pãopivara? Confira abaixo!

Receita de Pãopivara

Ingredientes – Pão

  • 400 gramas de farinha de trigo
  • 250 mililitros de leite morno
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 10 gramas de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • Um quarto colher de sopa de sal
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 ovo batido para pincelar a massa

Ingredientes – Recheio

  • 150 gramas de muçarela
  • 150 gramas de linguiça Blumenal

Ingredientes – Rosto e expressão da capivara

  • 2 grãos de feijão cru
  • shoyu
  • cacau 100% em pó

Modo de Preparo – Massa do pão

1. Misturar o fermento biológico seco, o açúcar, o leite morno, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, o azeite e apenas um pouco da farinha de trigo até dar liga, para dissolver e ativar o fermento

2. Colocar mais um pouco da farinha e antes de incorporá-la à massa, adicione o sal (é importante que o sal seja o último ingrediente).

3. Misturar bem até a massa atingir o ponto de pão.

4. Deixar descansar por cerca de 40 minutos, até dobrar o volume.

5. Enquanto a massa descansa, passe a muçarela e a linguiça no triturador

6. Depois de crescer, é preciso sovar a massa e abrir para modelar. Para rechear, a massa aberta não pode ficar fina demais – ou os ingredientes do recheio podem “escapar” na hora de assar.

7. O recheio pode ser adicionado às diferentes partes do corpo da capivara, inclusive na cabeça.

8. Depois da modelagem, colocar em uma forma untada e fazer a montagem do animal, usando cortadores de biscoito enrolados em alumínio como suporte para as patas e cabeça. Para colar cada pedacinho, é só pincelar água no lugar em que serão colocados.

9. Os olhos são feitos com feijão cru e a expressão, desenhada com uma mistura de shoyu e cacau 100%, para marcação. Para dar brilho à massa, besuntar com ovo batido antes de assar ou depois de 10 minutos de forno.

10. O tempo total para assar é de cerca de 40 minutos, com forno a 180 graus (variando conforme cada equipamento).

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!