Prefeitura de Ipatinga reage após cidade ser chamada de ‘roça’ no BBB: ‘Venha conhecer de verdade’

ipatinga
Administração municipal lançou um ‘currículo’ nas redes sociais para afastar o título de ‘roça’ (Reprodução/Instagram)

A representante de Minas Gerais nesta edição do Big Brother Brasil mal entrou na casa e já tem mexido com os ânimos do lado de fora. Nesta terça (18), foi a vez da Prefeitura de Ipatinga reagir. Após Natália Deodato chamar a cidade do Vale do Aço de “roça” durante uma conversa com colegas de confinamento, a administração municipal deu um “chega pra lá” com classe.

“Ipatinga no BBB? Isso mesmo, fomos citados na telinha. Então, pra quem não conhece, vamos dar uma prévia rápida dessa cidade linda, arborizada e super acolhedora”, começa um post feito pela prefeitura nesta tarde. A publicação é acompanhada de belas vistas da cidade, bem diferentes de cenários típicos de roça.

Logo de cara, a prefeitura se dirige diretamente à sister, que também causou polêmica ao “omitir” ser de Sabará, na Grande BH (entenda aqui). “Embora tenhamos uma área rural fantástica, que abriga diversos pontos turísticos para passear e curtir bons momentos, não somos uma ‘roça’, Natália! Mas temos vários ambientes que nos permitem atender a todos os gostos: quem gosta de roça também pode vir”.

Desenhado que é pra não ter dúvida

A publicação continua com uma lista de vários marcos importantes e atrações do município. Os tópicos citam as 100 escolas de ensino fundamental e médio, faculdades e escolas técnicas, além de 57 estabelecimentos do SUS (Sistema Único de Saúde) e demais instituições de saúde.

O post ainda entrega algumas informações que aparecem “num Google” rápido, mas são suficientes para afastar o título de “roça”: “Somos cidade polo e única região metropolitana do interior de Minas. Possuímos algo em torno de 270 mil habitantes. Temos o 8º maior PIB [Produto Interno Bruto] de Minas Gerais. Abrigamos uma grande siderúrgica”.

Achou que tinha acabado? Achou errado. “Teatro, cinema, shopping, bares variados e uma vida noturna super animada. Há também a maior área verde localizada em uma área urbana em MG, o Parque Ipanema”, continua a publicação.

‘Venha conhecer de verdade’

A prefeitura menciona ainda outro participante desta edição do BBB, o velocista Paulo André – que, durante a fatídica conversa, contou que já havia competido em Ipatinga. “Investimos no esporte e temos ótimos espaços e projetos direcionados. Que legal á ter competido aqui, Paulo André!”.

Por fim, a administração municipal deu aula de hospitalidade mineira – ou seria um “shade”? nunca saberemos – e convidou: “Bora lá! Quando sair do BBB, venha conhecer Ipatinga de verdade. Temos um povo super acolhedor e será um prazer receber todos vocês”.

‘#Ipatinganãoéroça’

Não demorou muito para a publicação cair nas graças dos moradores, que celebraram a cidade e também rechaçaram o título dado por Natália. Pelos comentários, vários deixaram a hashtag Ipatinganãoéroça como forma de protesto à fala e vários aplaudiram o posicionamento da prefeitura.

“Foi mexer com quem estava quieto”, ironizou uma seguidora, aos risos. “Uau! Amei o post. Essa é a nossa cidade! Orgulho que fala, né?”, comentou uma segunda, enquanto outra brincou: “Respeita minha metrópole”.

Entenda a confusão

Tudo começou quando Natália estava conversando com os colegas Luciano Estevan e Paulo André sobre quais seriam os melhores destinos em Minas Gerais. Ela fez elogios a Belo Horizonte e, ao ser questionada sobre Ipatinga, disse que a cidade era “mais interiorzão”.

“Eu já fui em Ipatinga, já competi em Ipatinga. Conhece?”, questionou o velocista. Foi então que a sister disparou: “Conheço, conheço muito lá. Mas, assim, lá é mais interiorzão. Mas é bem gostosinho pra quem gosta de roça”, finalizou.

Nas principais redes sociais, a mineira foi alvo de críticas após “negar as origens”. Na web, internautas dispararam comentários ácidos sobre o “fingimento” e já declararam “ranço” acerca da mineira. “Essa Natália chamando Ipatinga de roça gente? Fala que é de BH mas é de Sabará e ainda fala que Ipatinga é roça. Me ajuda more”, disse um internauta.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!