Rebeca Andrade pede desculpas após críticas por curtir posts bolsonaristas

rebeca andrade
Rebeca Andrade é a atual campeã mundial de ginástica (Reprodução/@rebecarandrade + @rbufolin/Instagram)

A ginasta Rebeca Andrade veio à público se desculpar após curtir postagens bolsonaristas no Instagram. Nessa terça-feira (8), internautas perceberam uma série de curtidas e criticaram a jovem. Muitos afirmaram ser incompatível com uma atleta, mulher negra e periférica, apoiar o atual governo.

“Tristeza. Decepcionado com a Rebeca Andrade. Jovem, negra, periférica. Como pode? Depois que ela viu Bolsonaro chamando todos da favela de criminosos ainda assim vai seguir apoiando? Colocou um racista na fundação Zumbi dos Palmares… Meu Deus”, disse um internauta em uma das publicações mais curtidas sobre o assunto no Twitter.

“A Rebeca Andrade usa Baile de Favela ans apresentações, mas apoia o Bolsonaro. O presidente que grita aos quatro cantos que TODO FAVELADO É BANDIDO”, disse outro usuário.

Após a repercussão, atual campeã do mundo disse que curtiu as postagens sem ver o conteúdo, “rolando a tela, com o dedinho nervoso”.

Uma das publicações curtidas dizia “não ao canalha”, em referência a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito.

Um outro post trazia uma pessoa enrolada em uma bandeira do Brasil com a legenda: “Segue firme Brasil! Se o povo levantar, o jogo acaba!”.

Reprodução/Twitter

Indignação

Um clima de decepção tomou conta de internautas após a exposição das curtidas. Alguns lembraram que Lula parabenizou a atleta após a conquista do mundial, enquanto ela curtia posts contra o presidente eleito.

“Lula parabenizou a Rebeca Andrade por ter ganhando ouro no mundial de ginástica, apesar dela curtir postagens xingando ele. Como presidente eleito, Lula valoriza as conquistas dos brasileiros independente da ideologia. Infelizmente muitos atletas não têm consciência de classe”, escreveu uma pessoa.

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

‘Vim aqui explicar a situação’

Com a repercussão negativa e o nome da atleta nos assuntos mais comentados, Rebeca Andrade decidiu se pronunciar e pedir desculpas.

“Pessoal, acabei de ver alguns comentários sobre postagens que eu curti no Instagram nas últimas semanas, e vim aqui explicar a situação”, iniciou a atleta. 

‘Erro involuntário’

“Prezo muito pelos meus princípios e pelo o que acredito como mulher preta, mulher cidadã. Curti algumas postagens sem que tivesse sequer visto os conteúdos, como pode acontecer com todo mundo”, continuou.

A jovem de 23 anos afirma que não está “usando isso como desculpa”. “Estou admitindo um erro involuntário, uma vez que deveria ter sido mais cuidadosa em relação à mensagem e ao que foi postado. Especialmente nesse mundo em que vivemos, pois uma curtida pode significar concordar”.

“Peço desculpas, sim, pele interpretação errada, pelo mal-estar que isso gerou, especialmente num momento tão importante e feliz da minha vida. Tenham certeza que foi um erro, curti as postagens sem ver os conteúdos. Obrigada pelo “puxão de orelhas”. Vou ficar muito mais atenta!”, finalizou. Veja a nota completa:

Reprodução/@rebecarandrade/Instagram

Procurou Felipe Neto

A ginasta ainda chegou a entrar em contato com o influenciador Felipe Neto, ativo nas eleições deste ano e contrário ao governo Bolsonaro.

“Rebeca Andrade me procurou aqui e me garantiu que não é minion. Voltei a ser feliz”, publicou o influenciador.

Reprodução/@felipeneto/Twitter

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!