Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo, segundo estudo científico

robert-pattinson
Robert Pattinson estrelou filmes como Batman e a saga Crepúsculo (Reprodução/@Jef_UK/Twitter)

O ator inglês Robert Pattinson foi considerado, novamente, o homem mais atraente do mundo, segundo um estudo científico. A constatação é feita por meio de um algoritmo que classifica diferentes características faciais, a partir da “Proporção Áurea” da Beleza Phi. Nesse cálculo, a distância entre o queixo e a base do nariz deve ser a mesma entre a base inferior do nariz e a testa.

De acordo com o Lad Bible, o estudo analisou os rostos de homens de Hollywood, e o resultado manteve a estrela da saga Crepúsculo em primeiro lugar, com 92,15% de pontuação. Em segundo lugar, ficou o ator Henry Cavill, de Super-Homem, com 91,64%.

Na posição três ficou Bradley Cooper, com 91,08%, e na quarto Brad Pitt, com 90,51%. Em quinto lugar vem o ator George Clooney, com 89,91%. O estudo incluiu outros artistas como Idris Elba e Ryan Gosling.

Proporção usada por da Vinci

A Proporção Áurea da Beleza Phi originou no período do Renascimento europeu, e Leonardo da Vinci a utilizou na obra Homem Vitruviano. O cálculo mede o comprimento e a largura de um rosto, e divide os resultados.

As medidas vão da linha do cabelo até o ponto entre os olhos, entre os olhos até a parte inferior do nariz, e entre a parte inferior do nariz até o queixo. Feito os cálculos, a pessoa é considerada “cientificamente bonita” se os números resultantes forem iguais.

Dr. Julian De Silva, do Centro de Cirurgia Cosmética Facial, comentou sobre o algoritmo no ator: “Robert Pattinson foi o vencedor claro quando todos os elementos do rosto foram medidos para a perfeição física. Essas novas técnicas de mapeamento por computador nos permitem resolver alguns dos mistérios do que torna alguém fisicamente bonito e a tecnologia é útil ao planejar a cirurgia dos pacientes”.

Boca ‘abaixo da média’

Conforme explicou o especialista, Pattinson ficou entre os cinco primeiros em quase todas as categorias porque “ele tem características tão clássicas e uma mandíbula maravilhosamente cinzelada”. A boca do ator acabou sendo a parte de seu rosto que lhe rendeu média baixa no estudo: “Sua única pontuação abaixo da média foi para seus lábios que são um pouco finos e planos”, disse Dr. Julian.

Muito se falou nas redes sociais sobre o posto de homem mais bonito do mundo dado a Robert Pattinson. As opiniões ficaram divididas entre concordâncias e discordâncias em relação ao estudo. “Por favor quem discorda que Robert Pattinson é o homem mais bonito da terra discorde da sua casa e fique calado”, brincou uma usuária, no Twitter.

“Com Harry Styles existindo nesse mundo? Não!”, opinou uma internauta ao ver a notícia. “Saber que Robert Pattinson foi eleito o homem mais bonito do mundo melhorou minha autoestima em tantos níveis”, ironizou o humorista Rapha Vicente. Confira alguns tuítes sobre o assunto:

Edição: Roberth Costa
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários