Seu Jorge tenta registrar filho com nome ‘inusitado’ e é barrado por cartório

seu jorge
Seu Jorge convocou advogados para tentar resolver a situação (Reprodução/@seujorge/Instagram)

O cantor Seu Jorge e a terapeuta Karina Barbieri, sua namorada, tiveram um filho no último final de semana na Maternidade São Luiz Star, em São Paulo. Os dois pretendiam chamar a criança de Samba, mas foram impedidos ao tentar realizar o registro.

De acordo com a Band, o cantor esteve no 28º Cartório do Jardim Paulista, em São Paulo, para registrar o recém-nascido, nessa segunda-feira (23). Após a negativa do cartório, o artista acionou seus advogados para tentar vias legais para o registro do caçula.

O problema teve início pois o nome Samba, escolhido pelo casal, não pode ser usado por se tratar de um ritmo musical. Na visão legislativa, isso poderia ser pejorativo para a criança, fazendo com que o menino sofresse preconceito e fosse vítima de bullying.

A reportagem da emissora entrou em contato com a assessoria do cantor, que confirmou o nascimento da criança. Contudo, não soube informar qual foi o problema para registrá-lo. O cartório negou as informações sobre o registro do nome.

Segundo o artigo 55 da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, “o oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos”. 

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!