Tiago Leifert desabafa sobre dificuldades em tratamento de câncer raro da filha: ‘Um dia de cada vez’

Tiago Leifert
Segundo o apresentador, é preciso seguir a vida apesar da doença (Reprodução/@garbindaiana/Instagram)

Tiago Leifert falou sobre o tratamento do retinoblastoma de sua filha com a jornalista Daiana Garbin e revelou que o casal segue otimista sobre os próximos passos. Em entrevista ao Programa de Todos os Programas, da RecordTV, o apresentador explicou como descobriu o diagnóstico da pequena Lua, que foi revelado ao público no início deste ano, e de que modo a doença afeta a rotina da família.

A princípio, Tiago disse que Lua está bem e admitiu que existem coisas para comemorar, mas também diversas preocupações. Ele reforçou que o câncer de filha é muito raro. Por conta disso, é difícil prever o futuro. “Por ser uma doença extremamente rara, é muito difícil você ter um estudo que diga o que vai acontecer”, começou.

“Algumas doenças você já tem mais ou menos ideia do que vai acontecer […] Você ter catapora com 40 anos ou com 41, é a mesma coisa. Mas você ter uma doença com 1 ano, com 2 anos ou 1 ano e meio, é muito diferente. A criança muda muito, o metabolismo dela tá a mil por hora”, observou Tiago.

“A gente segue otimista, tá tudo caminhando dentro do esperado. Mas é uma guerra e você não ganha todas as batalhas o tempo inteiro”, continuou Tiago. Ele acrescentou que Lua ainda está enfrentando o tratamento contra o câncer, incluindo quimioterapia e idas semanais ao hospital. Assim, ainda não é possível dizer que a pequena está curada.

Revelação sobre câncer ajudou outros pais

Questionado sobre o vídeo que gravou com a esposa, no qual revela o diagnóstico da filha, Tiago se mostrou contente. Ele afirmou que vários pais o contataram para agradecer pela gravação, que os ajudou a identificarem o mesmo câncer raro nos próprios filhos deles.

“Essa é uma alegria que eu vou carregar pro resto da minha vida. Hoje, chorei de emoção de manhã porque chegou um e-mail pra Daiana de uma mãe que conseguiu diagnosticar o retinoblastoma por nossa causa. Graças a Deus, por causa da Lua. Ela assistiu ao vídeo, e ela via algo de errado, um estrabismo, mas todo mundo dizia que não era nada”, contou, explicando que o diagnóstico da criança mostrou a mesma doença.

O ex-apresentador do BBB disse que tem enorme felicidade em poder ajudar outros pequenos. Até o momento, cerca de cinco famílias já identificaram o câncer em suas próprias casas a partir da gravação de Tiago e Daiana. O apresentador recomenda que os pais levem seus filhos ao oftalmologista ao menos uma vez por ano, assim é possível traçar diagnósticos precoces.

Relembre o vídeo em que Tiago e Daiana revelam o câncer de Lua:

Tiago deixou ‘The Voice’ por causa da filha

Sobre a partida da TV Globo, o apresentador comentou que a doença de Lua acelerou um processo já iniciado. Ele já havia decidido deixar a emissora, mas pretendia terminar as gravações do The Voice Brasil. O diagnóstico pegou o casal de surpresa, então ele optou por se afastar também do programa.

“Eu tava gravando a primeira fase do The Voice, aí eu voltei, e no dia seguinte eu ia na Ana Maria [Braga] declarar que eu ia sair da Globo. Aí eu peguei ela [Lua] no colo e vi que ela me olhava torto, vi um movimento irregular no olho, e foi ali que eu percebi. Mas a gente foi levar no médico um tempão depois”, começou Tiago.

Na sequência, o jornalista explicou que os planos foram interrompidos pela triste revelação. “Quando ia gravar a segunda fase do The Voice, na véspera de gravar a fase das batalhas, a gente tava no oftalmo, e fomos de um médico pro outro até chegar no diagnóstico, que foi super rápido. Demos essa sorte também”.

Desde que a família recebeu o diagnóstico, Tiago Leifert está isolado para evitar a contaminação pela Covid-19. “A vida precisa seguir, né. A gente aprende com essa doença que o mundo não para pra gente ficar lambendo ferida, então tem dias e dias. A gente alterna [ele e a esposa], tem dia que eu tô pior, tem dia que ela tá pior. Mas a vida tem que seguir”, concluiu Tiago.

Veja entrevista na íntegra:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!