Estudante que sofreu deboche por ter mais de 40 anos ganha bolsa para estudar na Inglaterra

estudante 40 anos
Mulher sofreu etarismo de colegas de curso, que gravaram um vídeo debochando dela (Reprodução/@stb_brasil/TikTok)

A estudante de biomedicina Patrícia Linares, que sofreu deboche de colegas de curso por ter mais de 40 anos, ganhou uma bolsa para estudar na Inglaterra. A novidade foi anunciada nas redes sociais de uma empresa de intercâmbios.

No mês passado, viralizou um vídeo em que três jovens universitárias da Unisagrado, em Bauru (SP), debocham de Patrícia por ela ser mais velha. “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade, essa é a minha opinião”, disse uma jovem. Desde então, a mulher recebeu uma homenagem de colegas e virou pauta na mídia, levantando um importante debate sobre o etarismo.

“Eu gostaria que vocês investissem na educação. Você que tá pensando e não tem coragem, é o seu sonho e você não quer por causa da idade…”, começa Patrícia no registro, compartilhado no TikTok na tarde deste domingo (2).

A universitária de 45 anos afirma que a idade é apenas um número e, por conta disso, não deve limitar as pessoas. “Vamos colocar nosso sonho pra correr porque a vida não espera. Então a gente tem que passar assim: brilhando, estudando, aprendendo e evoluindo”, incentiva.

@stb_brasil Felizes em receber a Patrícia Linares no G.A.T.E. 23 e poder proporcionar pra ela uma experiência transformadora no exterior. No STB, acreditamos que nunca é tarde para realizar os seus sonhos, recalcular a rota e buscar a vida que sempre sonhou. Intercâmbio não tem idade e nosso time está aqui para te ajudar a viver a melhor experiência no exterior ❤️ Patrícia, estamos muito animados para te acompanhar em mais essa jornada de estudos, agora na Inglaterra com o STB 🚀🚀 #intercambio #stbnomundo #gatebr #bauru #patricialinares ♬ original sound – STB

‘Nunca é tarde para recalcular a rota’

Na legenda da publicação que anuncia a bolsa de Patrícia Linares, a empresa STB reforçou que não há idade para se dedicar aos estudos.

“No STB, acreditamos que nunca é tarde para realizar os seus sonhos, recalcular a rota e buscar a vida que sempre sonhou. Intercâmbio não tem idade”, escreveu o perfil.

Segundo Patrícia, ela foi convidada para comparecer a um evento da empresa no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e recebeu a notícia lá.

Estudantes desistiram de curso

Poucos dias após a gravação viralizar e levantar debates sobre o etarismo – ou seja, o preconceito devido à idade –, as três estudantes desistiram do curso de biomedicina.

A universidade informou que as três estudantes solicitaram a desistência do curso após um processo disciplinar ter sido aberto pela instituição para apurar a conduta das jovens.

Com o abandono do curso, o processo disciplinar perdeu o objeto e foi finalizado.

Veja o vídeo polêmico que rendeu a desistência das estudantes:

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!