Nova onda de frio: Temperatura deve despencar durante a semana em BH

frio bh
Blusa de frio segue sendo indispensável na capital dos mineiros (Amanda Dias/BHAZ)

A blusa de frio vai continuar sendo indispensável ao belo-horizontino durante a semana que se inicia. O motivo? A continuidade do frio na capital mineira. Nos próximos dias, a meteorologia prevê até um aumento de temperatura, mas a chegada de uma nova onda de frio vai fazer com que os termômetros despenquem.

O BHAZ entrevistou a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para saber como o tempo vai ficar em Belo Horizonte. “O céu claro a parcialmente nublado vai ser comum durante a semana. Os modelos indicam aumento nas temperaturas, tanto na mínima e máxima”, diz.

“Hoje, por exemplo, a mínima foi de 10,8ºC e a máxima aguardada é 25ºC. Na quarta (28) deve subir para 12ºC e 28ºC. É na sexta-feira (30) que vamos ter uma queda brusca na temperatura”.

Onda de frio

A meteorologia prevê temperatura mínima de 8ºC e a máxima não passando de 22ºC no fim da semana. Anete conta o que vai provocar esta mudança. “Uma nova onda de frio se configura no Sul do Brasil. Desde a semana passada que ela vem se formando. Os modelos indicam que ela tende a ser mais intensa do que o último que tivemos. A sexta vai ser um dia muito frio”, alerta.

O inverno em Belo Horizonte fez com que as pessoas retirassem de vez os casacos do armário. “A estação tem como característica o frio intercalado com calor. Só em julho, nós tivemos três episódios de frio. As massas vieram numa frequência muito maior do que nos último anos”.

A previsão é de que o frio permaneça até o começo de agosto. As chuvas, por sua vez, estão descartadas. “Tem previsão apenas para o Sul e Zona da Mata de Minas. Mesmo assim, bem fraca. Só para dar um refresco na poeira. A massa de ar frio não vai chegar com umidade suficiente para chuva”, finaliza. A última chuva registrada em BH foi em 1º de junho.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

Comentários