Ocupação de leitos e transmissão da Covid-19 registram queda em BH

Pessoas no ponto de ônibus em BH
Os três indicadores que monitoram o comportamento do novo coronavírus em BH estão em queda (Amanda Dias/PBH)

Os indicadores que monitoram a Covid-19 em Belo Horizonte estão em queda. Segundo o Boletim Epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta segunda-feira (14), as taxas de ocupação de leitos, tanto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quanto de enfermaria, caíram desde a última sexta-feira (11). O número médio de transmissão do vírus também teve baixa em comparação ao último levantamento.

De acordo com o boletim desta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 73,4%. Na última divulgação, número estava em 76,7%. Mesmo com a redução, o indicador ainda está no nível vermelho, considerado o de maior risco.

Já a ocupação de leitos de enfermaria caiu de 56,8% para 55,2%. Esse percentual está em queda há pelo menos uma semana: no boletim do dia 7 de junho o número estava em 62,2% e foi caindo gradativamente até a divulgação de hoje.

Já o fator Rt, índice que aponta o número médio de transmissão por infectado, caiu de 0,96 para 0,94. Quando ele fica acima de 1, representa um alerta para a cidade, segundo infectologistas.

Ainda de acordo com o boletim, Belo Horizonte contabiliza 222.386 casos do novo coronavírus confirmados. Desses, 5.406 vieram a óbito e 210.277 se recuperaram. Ainda são tratados 6.703 casos da doença na capital.

Boletim desta segunda-feira (14). (Reprodução/PBH)

Vacinação em BH

Dos mais de 2 milhões e meio de pessoas que residem na capital, 987.804 se imunizaram, ao menos com a primeira dose, contra a Covid-19. Esse número representa 48,5% do público alvo da vacinação em Belo Horizonte. Com a segunda dose já são 410.027 pessoas vacinadas.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!