Faculdade Arnaldo promove experiência empreendedora no curso de Gastronomia

Faculdade Arnaldo promove experiência empreendedora no curso de gastronomia
Estudantes vivem na prática e aprendem gestão empresarial em restaurante dentro da Faculdade. Coordenador do curso comenta importância da experiência. (Reprodução/Faculdade Arnaldo)

Os alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo contam com um “ingrediente” a mais para incrementar sua formação como profissional. Isso porque os estudantes desenvolvem, no decorrer de toda graduação, habilidades empreendedoras, com foco em gestão de negócio e todos os processos para tal.

Essa tônica empreendedora acontece por meio do próprio Arnaldo Restaurante-Escola, um bistrô elegante e despojado, cujo chef é um dos professores do curso, Fagner Albergaria. Os alunos têm no restaurante-escola oportunidades para vivências reais do negócio e de todos os seus componentes.

Dentro do currículo do curso, há disciplinas voltadas para o empreendedorismo, onde o objetivo é criar o Empório Colaborativo, uma vitrine instalada no Arnaldo Restaurante-Escola, em que alunos e ex-alunos podem comercializar seus produtos e lucrar durante o próprio curso.

Isso sem mencionar que a grande maioria do corpo docente também possui seus próprios negócios e são empreendedores já experientes no mercado. O curso tem professores empreendendo em charcutaria artesanal, sorvetes, confeitaria, pães, embutidos defumados, para citar alguns exemplos.

Faculdade Arnaldo promove experiência empreendedora no curso de gastronomia 2
Reprodução/Faculdade Arnaldo

Segundo Petterson Tonini, coordenador pedagógico da Faculdade Arnaldo, essa mudança de foco para o lado empreendedor é importante.

“Esse é um projeto que tira o aluno do lugar comum e o prepara para ir ao mercado com um produto, o que foge um pouco da máxima da gastronomia que é apenas cozinhar (não que isso não seja importante). Mas o aluno não pode ficar somente no fato de cozinhar, ele pode ser dono do seu próprio negócio, empreender, pode desenvolver produtos de boa aceitação, com boa viabilidade econômica e com grande demanda no mercado. Acho que isso é fundamental para a gastronomia e para todo mundo que está buscando uma colocação no mercado, um reconhecimento dentro dessa área”, destaca.

Esse elemento empreendedor valoriza e extrapola o núcleo específico da cozinha, central e muito importante, mas que pode ser muito bem complementado com as habilidades e competências para gerenciar um negócio, desde seu plano estratégico, passando pela criação, testagem e entrega final de produtos produzidos pelos próprios alunos. Como destaca o coordenador:

“Eu acho que o mais importante dentro dessa prática é exatamente poder fazer o aluno experienciar o processo de criação de um produto. Isso passa desde a sua concepção, idealização, elaboração, ficha técnica, produção, desenvolvimento da embalagem e, efetivamente, a venda do produto no mercado para testar a aceitação desse produto por um público que frequenta o restaurante, com um bom ticket médio e também tem uma boa visibilidade na região. É importante despertar o espírito empreendedor do aluno e, mais do que isso, despertar o senso crítico daquilo que ele está desejando na sua carreira, desenvolvendo um produto”.

A partir dessa visão, o curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo procura ser inovador na sua relação com o aluno e com o mercado, mantendo a tradição culinária e oferecendo oportunidades, na medida certa, para encorajar alunos ao desafio de ter seu próprio negócio.

Você pode ingressar na Faculdade Arnaldo por meio do vestibular on-line, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por transferência, solicitação de novo título ou reingresso. O primeiro passo é se inscrever pelo site CLICANDO AQUI e ficar atento ao seu e-mail.