Um tubarão foi filmado nadando em ruas inundadas por uma forte tempestade em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no último sábado (26). O animal surgiu em Surf City, localizada em Long Beach Island, após a região ser atingida por inundações costeiras severas.
Tubarão em rua alagada: O que aconteceu em Nova Jersey
O registro foi feito por um morador local que filmou a barbatana dorsal do peixe emergindo nas águas da enchente. As imagens mostram o animal nadando próximo à entrada da garagem de uma residência.
Diferente de montagens comuns na internet, a veracidade do vídeo foi confirmada por veículos como a ABC News e a emissora News 12 New Jersey. Uma mulher aparece na gravação questionando a presença do animal e expressando surpresa com a aproximação do peixe.
Espécie identificada e riscos
Especialistas identificaram o animal como um cação-espinho. Esta espécie é comum na região costeira do estado e costuma habitar águas temperadas.
O risco de ataques é reduzido por causa das características biológicas do peixe. O cação-espinho não possui dentes afiados.
A tempestade e a inundação costeira
O fenômeno meteorológico responsável pelo alagamento é conhecido como nor’easter. A tempestade gerou uma forte ressaca marítima que empurrou as águas da baía de Barnegat para dentro de áreas residenciais.
A situação foi agravada por fatores astronômicos. A tempestade coincidiu com a fase de lua cheia no sábado (26), o que elevou as marés acima do nível habitual.
Ventos constantes soprando em direção à costa provocaram sucessivos episódios de inundação. A água atingiu níveis entre 30 e 90 centímetros em áreas normalmente secas.
Impactos gerais no Nordeste dos EUA
A tempestade costeira afetou diversos estados, incluindo Massachusetts, Connecticut, Nova York e Nova Jersey. Em Nova York, Leighton Brown, de 56 anos, morreu no Brooklyn após ser atingido por uma árvore.
O rastro de destruição incluiu a queda de árvores que derrubaram a fiação elétrica. Isso deixou cerca de 136 mil residências e estabelecimentos comerciais sem energia elétrica no Nordeste dos Estados Unidos.
O setor aéreo também sofreu prejuízos. Foram cancelados mais de 400 voos e registrados 1.338 atrasos em aeroportos dos Estados Unidos. Outras quatro pessoas, incluindo duas crianças, ficaram feridas quando um galho caiu em um parque em Nova York.

















