Radialista questiona aparência de vítima de assédio na CBF e é afastado

ivo amaral
O trecho do programa viralizou nas redes sociais e, após a repercussão negativa, Amaral se desculpou (Reprodução/@ivoamaraloficial/Instagram)

O radialista esportivo Ivo Amaral, da Rádio Cultura do Pará, foi afastado do veículo de comunicação nesta terça-feira (8), após fazer um comentário machista sobre a ex-secretária de Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF por assédio contra a mulher.

O apresentador do programa Conexão Cultura, Kelvys Ranieri, começou a conversa sobre o caso com Amaral ironizando a acusação de Caboclo. “O nosso querido presidente da CBF afastado, o Caboclo, não só queria segurar o pepino como fazer outras coisas com ele. Um problema sério, Ivo Amaral. Mas é um assunto que o horário não permite a gente falar”, brincou.

Em resposta a ele, ainda em tom de brincadeira, o jornalista paraense questiona a aparência da funcionária em uma tentativa de justificar o assédio do cartola. “Pior que a gente não conheceu nem a cara da secretária para ver se valia tanto esforço do Caboclo”, disse.

‘Quem me conhece sabe’

O trecho do programa viralizou nas redes sociais e, após a repercussão negativa da fala de Amaral, o radialista usou o Conexão Cultura para se pronunciar sobre o ocorrido. “Ontem naquele diálogo que nós tivemos sobre aquela ação infeliz e totalmente reprovável do presidente Rogério Caboclo, naquele caso de assédio, eu não fui feliz em algumas palavras que emiti”, começou.

“Quem me conhece há muitos anos e sabe da minha vida profissional, sabe que eu seria incapaz de apoiar qualquer caso de assédio sexual ou casos como esse, de maneira alguma. O Rogério Caboclo teve uma atitude reprovável, já foi castigado por isso, deve ser castigado ainda mais, mas numa primeira instância já foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Então, eu tenho a humildade de pedir desculpa aos ouvintes da Cultura, às mulheres de modo geral”, disse.

Rádio condena atitude

Em nota de retratação, a Rádio Cultura também se manifestou e, além de anunciar o afastamento, reprovou a atitude do colaborador. “Não permitiremos que a cultura do estupro seja negligenciada e naturalizada na nossa programação. Nesse sentido, o quadro esportivo do radialista Ivo Amaral ficará suspenso por tempo indeterminado. Ressaltamos que, combater esse comportamento implica estarmos atentos a toda e qualquer atitude cotidiana que agrida a dignidade feminina”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!