Advogada e escritor desaparecem durante posse de Lula em Brasília e famílias pedem ajuda para encontrá-los

mineiros desaparecem posse lula
Heleno e Emília não deram mais notícias após a posse presidencial (Arquivo pessoal/Fernando Domingos + Sônia Viriato)

ATUALIZAÇÃO: Emília Viriato Paulino foi localizada, está bem e em sua casa, em Contagem.

Os mineiros Heleno Alves Resende, 63, e Emília Viriato Paulino, 50, desapareceram durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse domingo (1º), em Brasília (DF).

Heleno é escritor e poeta, e chegou na capital federal por volta das 10h do dia 1º. Mineiro de Araxá, no Alto Paranaíba, ele estava com uma caravana da cidade.

Ao BHAZ, Fernando Domingos, amigo do escritor, disse que ele tem epilepsia e usa remédios controlados. “Descemos perto das antenas de TV e depois ficamos na Esplanada dos Ministérios. Após às 11h, ele desapareceu e não tivemos mais notícias”, conta.

O combinado era a caravana sair às 20h. “Ficamos esperando até a 0h. Eu queria ficar mais tempo, mas algumas pessoas tinham compromissos na segunda-feira, então tivemos que ir embora”.

Fernando e outros membros da caravana procuraram por Heleno nos principais hospitais da capital federal, UPAs e no IML (Instituto Médico Legal). Além disso, um boletim de desaparecimento foi registrado na Polícia Civil do Distrito Federal.

Quem tiver quaisquer informações sobre o paradeiro do Heleno, pode entrar em contato com o Fernando pelo telefone (34) 99862-5306. Também há a opção de ligar para o 197 da Polícia Civil do DF ou para o telefone da delegacia eletrônica.

Advogada de Contagem

Emília é advogada, moradora de Contagem, na Grande BH, bairro Petrolândia. Ela foi a Brasília com uma caravana de Belo Horizonte. Ao BHAZ, Sônia Viriato, irmã de Emília, disse que ela deixou a bolsa com celular e outros pertences no ônibus, na rodoviária da capital federal.

“Eu não estava em Brasília, estou conversando com pessoas da caravana. Ela não voltou. O pessoal saiu às 0h de lá e chegou em BH às 15h do dia 1º, sem a minha irmã. Moro em Pedro Leopoldo, e a família está muito preocupada. Ela nunca sumiu por tanto tempo assim”, conta.

A advogada esteve com as pessoas da caravana durante parte da posse do presidente, mas se perdeu durante o evento. Segundo a irmã, Emília é uma pessoa articulada e não tem problemas mentais. “As pessoas que estiveram com ela durante o dia, disseram que ela estava bem, tranquila”, reforça.

Quem tiver quaisquer informações sobre o paradeiro da Emília, pode entrar em contato com a Sônia (irmã) pelo telefone (31) 99446-3305 ou para Dora Viriato (sobrinha) pelo (31) 97545-6312. Também há a opção de ligar para o 197 da Polícia Civil do DF ou para o telefone da delegacia eletrônica.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!