PSDB, que deixou o governo, fecha questão a favor da reforma da Previdência

Alckmin ressalta que posição do PSDB em relação à reforma é “claríssima”

A Comissão Executiva do PSDB e integrantes das bancadas do partido na Câmara e no Senado decidiram hoje (13) fechar questão a favor da aprovação da reforma da Previdência. Além da sigla tucana, o PMDB, o PTB e o PPS também orientaram a bancada a votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que modifica regras do sistema previdenciário.

Quando um partido fecha questão sobre uma votação, os parlamentares que não acompanham a decisão da executiva podem sofrer penalidades, como suspensão de atividades partidárias ou até mesmo expulsão da legenda.

O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, disse que o fechamento de questão deixa “claríssimo” o posicionamento do partido favorável à aprovação da reforma da Previdência. A sigla ainda não definiu se haverá punição aos parlamentares que votarem contra a reforma. Segundo Alckmin, antes de decidir se haverá punição ou não aos que não votarem conforme decisão partidária, será feito trabalho de convencimento junto aos parlamentares tucanos.

A bancada do PSDB tem 46 deputados na Câmara. Segundo o líder do partido na Casa, deputado Ricardo Tripoli (SP), o apoio à reforma da Previdência ainda não é consenso entre os parlamentares, mas está avançando. “Não temos o número exato, mas diria que ultrapassamos o número de 20 parlamentares a favor. Estamos rumando para 50% da bancada. E agora, com o fechamento de questão, alguns outros deputados se sentirão mais confortáveis para votar com o partido”, disse.

Votação

A perspectiva do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) é marcar nesta quinta-feira (14) a data de início da apreciação da reforma da Previdência pelo plenário da Casa. Para ser aprovada, a matéria precisa do apoio de pelo menos 308 votos, em dois turnos. Sem a garantia de votos suficientes pela aprovação da reforma, Maia tem resistido em marcar a data de votação. Até o momento, a previsão é de votação a partir da sessão de terça-feira (19).

“Acho que hoje a gente tem uma situação bem melhor do que tinha nas últimas semanas e ela vai continuar melhorando. Com esse crescimento chega a 308 votos”, avaliou Maia. O partido de Maia, o Democratas, também sinalizou que vai fechar questão em favor da aprovação da reforma da previdência.

Da Agência Brasil

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!