Gestão de Pessoas: o que falta no momento da seleção

No mundo globalizado, é normal que tenhamos um maior acesso a sites especializados para a busca de vagas e/ou profissionais. É normal também, a disseminação das redes sociais como – Facebook, Instagram e o próprio LinkedIn -, na divulgação de anúncios de empregos e currículos, para o auxílio de empresas no momento de encontrar profissionais com o perfil mais adequado às suas demandas.

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Porém, nem sempre o processo de recrutamento de candidatos recebe a devida atenção e algo falta no momento da seleção. Parte dos motivos são os gestores que provavelmente subestimam o impacto deste procedimento para o desenvolvimento da organização ou empresa; ou ainda pelo desconhecimento de conceitos e metodologias, geralmente porque esses profissionais tiveram uma formação acadêmica insuficiente.

Desafio

De acordo com a psicóloga Nira Goldstein, as empresas têm dificuldades de encontrar ferramentas certas para promover atração e realizar recrutamento de novos colaboradores. “Atualmente, dispomos de inúmeros sistemas para executar este fundamental trabalho nas empresas. Não só o de recrutamento e seleção, mas o de retenção de talentos, o das tecnologias para treinamento, que são diversas e eficazes”, explica.

Mesmo que a forma de se trabalhar na área tenha mudado muito, já que não há mais pilhas de currículo em papel, entre outras características de tempos passados, nenhum sistema ou ferramenta irá substituir a importância da aproximação humana, da perspectiva do ‘olho no olho’.

“Esse contato direto faz toda a diferença na hora de se tomar decisões. Ouvir o que o profissional tem a dizer, perceber sua energia e vibração com determinada perspectiva e, assim, poder entender mais de suas competências e habilidades, isso nenhuma máquina pode nem, jamais, poderá fazer. Portanto, creio que o maior desafio dos RHs de hoje é saber equilibrar o uso de novas tecnologias com a existência do ser humano que está lá, do outro lado, pleiteando uma colocação” afirma Goldstein.

Workshop

Pensando nisso, que a Hub Minas Digital (HMD) realiza o 4º Inspiration Day powered by The Bakery, workshop que tem como objetivo, apoiar o executivo a buscar soluções para desafios dessa área que tem como foco o principal ativo de uma organização: as pessoas.

Em livre tradução, o título significa “Dia de Inspiração impulsionado pela The Bakery” – uma empresa britânica considerada a maior aceleradora de desafios corporativos do mundo, segundo diversas publicações especializadas – o HMD caminha para o seu 2º Ciclo de Inovação Aberta. Gigantes de setores como siderurgia, logística, energia já vivenciaram os processos metodológicos desenvolvidos pela equipe do programa.

Hub Minas Digital

Programa de estímulo à inovação aberta, implementação de processos de transformação digital corporativa e de fortalecimento do empreendedorismo de integração e disrupção. Tem como objetivo sistêmico convidar e detectar empresas para trazê-las ao universo desenvolvimentista e aproximá-las de startups que oferecem soluções técnicas de impacto e qualidade. É um programa do Governo de Minas Gerais promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

SERVIÇO

Quando? 22 de Maio, de 17h às 20h

Onde? Av Bias Fortes – 50

Como? Inscreva-se aqui 

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

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