Kalil lamenta mortes na Vilarinho, anuncia obras e crava: ‘A responsabilidade é do prefeito’

Divulgação/Beatriz Santos + Vitor Fórneas/Bhaz

O prefeito Alexandre Kalil visitou na manhã desta sexta-feira (16) um dos trechos da avenida Vilarinho atingido pelo temporal dessa quinta (15). Com semblante abatido, Kalil disse que a Prefeitura vai assinar ainda nesta semana a ordem de início das obras do Córrego do Nado, que têm como objetivo minimizar os efeitos da chuva na região, e lamentou as mortes de uma mulher e da filha dela, ambas vítimas de afogamento. Elas ficaram presas em um carro na mesma região. Disse ainda que não pretende visitar os familiares das vítimas: “Não. Vou falar o quê? Você perde a filha e a mulher e vai querer falar? Vai querer é matar alguém”, afirmou.

+ Buscas por adolescente que desapareceu após cair em bueiro continuam nesta manhã

“Dia 15 nós vamos colocar em licitação o modelo de projeto para a Vilarinho. É uma obra cara, mas nós vamos fazer. Eu quero dizer para o povo de Belo Horizonte o seguinte: existem dois tipos de tragédias, a tragédia e a tragédia anunciada, que é de responsabilidade do prefeito. Então, fica muito fácil chegar aqui e falar que é um problema de 20 anos, que a culpa é do outro e todos saem e não assumem”, disse.

“Eu tô muito triste, despreparado para morte. Eu acho que o que aconteceu aqui, em caso material, a prefeitura tem tudo para ser resolvido. Isso não me preocupa. Me preocupa as vidas que foram levadas. Eu realmente não estava preparado pra isso, mas eu quero colocar para Belo Horizonte que fui eleito para cuidar da população. Eu estou muito triste, muito chocado, mas isso não vai ficar assim”, continuou o prefeito.

Kalil visitou avenida Vilarinho na manhã desta sexta-feira (16) (Vitor Fórneas/Bhaz)

Kalil ainda disse que apenas o estudo e o projeto para o início das obras podem ficar na casa dos R$ 10 milhões. “Nós vamos fazer o projeto, até dia 20 de dezembro, isso está na praça. Já estamos recuperando o fundo do [córrego] Nado… Ninguém sabe, mas o desastre poderia ser maior. Vamos colocar com clareza o seguinte: se o prefeito entra na cidade e vê isso aqui e saí e deixa isso aqui, ele não serviu para nada”, afirmou.

Questionado sobre o que já fez por Belo Horizonte desde que assumiu, Kalil foi enfático. “Acho que não é o momento pra isso, mas sim o momento de se desculpar com a população”, disse antes de anunciar ter feito intervenções de limpeza em bacias da cidade. “Não fizemos viaduto, não fizemos uma grande obra. Nós estamos fazendo o que prometemos, que é saneamento”, explicou. “O que eu volto a repetir para Belo Horizonte é o seguinte: a responsabilidade é do prefeito. Ele é o culpado por tudo que aconteceu aqui e ele não pode sair da prefeitura daqui a dois anos deixando tudo como está. Eu não sou igual aos 20 anos que passaram para trás e isso vai ter uma solução. Nós fomos eleitos para cuidar dessa população”, completou.

+ Mulher e criança morrem afogadas dentro de carro durante alagamento na Vilarinho

De forma imediata, Kalil disse que os córregos serão limpos, como a gestão dele tem feito, e que é hora de parar de adotar medidas paliativas. “Vocês não sabem como doí o coração do prefeito com uma responsabilidade dessa. Chega de mortes, chega de assassinatos. Isso é responsabilidade do prefeito”, disse. O prefeito também afirmou não considerar o ideal que corredores e avenidas sejam fechados durante o período chuvoso para evitar acidentes. “Uma cidade não foi feita para ser fechada durante a chuva. Diante da dor que eu estou sentindo, isso não vai ficar assim. Nós não somos irresponsáveis, guardamos dinheiro e isso não vai ficar assim”, disse reforçando não faltar dinheiro para as obras.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!