Freelancer é preso com drone clandestino em Brumadinho

FOTO ILUSTRATIVA: Drones foram usados ao longo de 2018 em treinamentos da PM (PMMG/Divulgação)

Mais uma pessoa foi presa, na manhã desta segunda-feira (4), operando um drone clandestino que sobrevoava a região da barragem da Vale na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o suspeito é um freelancer contratado por veículo de imprensa internacional e operava o equipamento na zona quente, local de trabalho mais intenso dos militares. A localização dele foi possível por meio de um radar especializado em detectar esse tipo de dispositivo.

Na última terça-feira (29), um drone caiu bem próximo a militares que trabalhavam no resgate e busca às vítimas. O operador do equipamento foi detido pela Polícia Federal (PF).

De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, qualquer objeto que se desprenda do chão e possa se sustentar na atmosfera deve respeitar as regras de acesso ao espaço aéreo brasileiro, inclusive os não tripulados.

O artigo 261, do Código Penal, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem “expuser a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea”. A lei também determina pena de detenção de três meses a um ano nos casos em que se coloquem em perigo a vida ou a saúde de terceiros.

O Artigo 35 do Decreto-Lei das Contravenções Penais prevê que quem pratica acrobacias ou faz voos baixos, fora da zona permitida em lei, bem como fazer descer a aeronave fora de lugares destinados a essa finalidade, também pode ser submetido a prisão simples e multa.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!