BH poderá ter chuvas após 2 meses de tempo seco; tendência é de que frio aumente

Amanda Dias/BHAZ

Belo Horizonte poderá ter chuvas novamente, após dois meses desde a última vez em que precipitações foram registradas na capital mineira. Mas, antes de falarmos disso vejamos como ficará a tempo nesta semana.

Em conversa com o BHAZ, a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que a variação de nebulosidade fará com que o céu fique parcialmente nublado com nevoeiro no começo do dia. “As temperatura nesta terça-feira (30) tendem a variar entre 10ºC e 26ºC e no restante da semana teremos tempo muito seco”, conta.

A baixa umidade relativa do ar fez com que a Defesa Civil de BH emitisse um alerta válido até a quarta-feira (31). No período da tarde, os índices podem ficar abaixo dos 30% e com isso cuidados precisam ser tomados pela população, entre eles está o reforço na hidratação.

O aumento nas temperaturas fará com que a máxima alcance os 29ºC na sexta (2). O aumento nos termômetros é causado, conforme explica Anete, pelo predomínio de massa de ar seco. Apesar disso, ela alerta: “O frio continuará tanto no começo do dia, quanto na parte da noite, pois essa é uma característica do nosso inverno”.

+ Dor de cabeça, secura nos olhos e tosse? BH tem baixa umidade relativa do ar; veja como se cuidar

Sombrinha em mãos

Para dar uma aliviada no tempo seco, uma frente fria vinda do Sul do Brasil poderá provocar chuvas em Belo Horizonte e em algumas partes de Minas Gerais.

Na capital o último registro de aconteceu no começo de junho. “No final de semana haverá uma mudança no tempo. A frente fria que chegará na região Sul possibilitará um aumento da nebulosidade e com isso poderemos ter chuvas no domingo (4), em BH”, disse Anete.

Segundo a meteorologista, ainda é cedo para prever os efeitos dessa frente fria em Minas, mas ela informa que poderemos ter uma queda nos termômetros. “Após a frente, sempre vem a massa de ar frio e é ela a responsável pela diminuição da temperatura, com isso é provável que o frio volte com mais intensidade”.

Além de BH, as chuvas são esperadas no Sul de Minas, na Zona da Mata, Rio Doce e região metropolitana.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!