OMS confirma morte de crianças por Covid-19: ‘Doença séria’

Diretor-geral da OMS declarou que crianças morreram por Covid-19 (tommyandone/Envato + Arquivo EBC + Divulgação/OMS)

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou nesta segunda-feira (16) que há registro de morte de crianças por conta da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Até então, não existiam informações a respeito de crianças contaminadas.

Apesar da declaração, o diretor-geral não repassou detalhes a respeito do perfil dos pequenos contaminados. As autoridades de saúde ressaltam que idosos e pessoas com doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão, fazem parte do chamado grupo de risco da doença.

+ De máscaras, apoiadores de Bolsonaro saem em BH contra Congresso: ‘Brasil é maior que o coronavírus’

“Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens, incluindo crianças, morreram”, disse Tedros.

Já a diretora técnica da OMS, Maria van Kerkhove, explicou que os relatórios não apontaram transmissões em locais como escolas. No entanto, ressaltou que ”vimos crianças morrerem dessa infecção”. Apesar da confirmação, nenhum dos dois apresentou números relacionados aos pequenos.

+ Saiba tudo sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca

“Não podemos dizer universalmente que é leve em crianças. Então é importante que protejamos as crianças como uma população vulnerável”, disse Maria van Kerkhove. “O que não sabemos ainda – porque ainda não temos o resultado de enquetes sorológicas – é a extensão da infecção assintomática em crianças”, explicou Maria.

Os dois falaram a respeito da Covid-19 e os desdobramentos da pandemia de coronavírus em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16).

+ Governo afirma que pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos devem ficar em isolamento

Distanciamento social

O crescimento do número de casos de Covid-19 em todo o mundo justifica, de acordo com a OMS, o chamado distanciamento social. A medida envolve fechamento de escolas, trabalho remoto e a suspensão de eventos, entre outros. Ainda assim, segundo o diretor Tedros, a melhor alternativa ainda é a realização de testes em larga escala para cada caso suspeito.

“Não se consegue combater um incêndio com os olhos vendados – você não consegue parar essa pandemia se não souber quem está infectado”, disse. “Teste, teste, teste. Teste todo caso suspeito. Se for positivo, isole e descubra de quem ele esteve próximo”, orientou.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!