‘Que diacho é isso?’: Luzes surgem no céu e população amedrontada cogita aparição de óvnis no Brasil

Luzes no céu óvnis
Moradores ficaram assustados com luzes no céu e cogitaram que fossem óvnis (Reprodução/Twitter + Reprodução/Envato)

O ano de 2020 parece surpreender cada vez mais. Em pouco mais de quatro meses, uma pandemia está em curso, manchas de óleo atingiram o litoral do país, barulhos estranhos surgiram no céu, chuva com raios coloridos chamou a atenção, um vulcão histórico entrou em erupção e incêndios devastaram a Amazônia e Chernobyl. Muita coisa, não é mesmo? E engana-se quem pensa que acabou: luzes avistadas no céu do Brasil são o que intriga parte da população.

Repercute pelas redes sociais um vídeo em que supostos óvnis (objetos voadores não identificados) aparecem no céu, assustando os moradores que registram a filmagem. É possível encontrar postagens creditando as mesmas imagens a diferentes localidades e entre eles está a cidade de Salinas, no Norte de Minas.

No vídeo, as luzes aparecem no céu, se firmam por um instante e desaparecem na sequência. “O que diacho é isso?”, questiona o menino que faz a filmagem. Confira:

No entanto, apesar do susto, ainda não é o fim do mundo. Autoridades descartam uma possível invasão alienígena no país e não será dessa vez que viveremos cenas de filmes de ficção científica.

O BHAZ foi atrás de informações e confirmou que as imagens não foram registradas em Minas. Na verdade, o vídeo é do dia 20 de março, e foi filmado na cidade de Oiapoque, no Norte do Amapá, já na divisa com a Guiana Francesa.

A informação foi confirmada pelo ex-diretor de relações internacionais da prefeitura de Oiapoque, Isaac Silva. Ele recebeu o vídeo e foi até o bairro Vila Vitória, que fica a 12 quilômetros do Centro da cidade de Oiapoque para conferir a informação.

“Os moradores de lá estranharam as luzes e imaginaram que eram óvnis. Eu peguei o vídeo, conversei com algumas pessoas lá da região e pedi ao exército do município mais informações do que poderia ser”, explica.

A reportagem conversou com o capitão do Exército Brasileiro que ficou responsável por esclarecer à população local do que se tratavam as imagens. Ele pediu para não ser identificado por questões disciplinares e de protocolo do exército. O capitão, no entanto, descartou a possibilidade de invasões extraterrestes. “Isso aí de invasão está completamente descartada”, brinca.

“Na verdade, aquelas luzes são sinalizadores que fazem parte de um treinamento executado pela Legião Estrangeira Francesa, que fica na cidade de São Jorge, na Guiana, que é separada do Oiapoque apenas por um rio. Então quem estava do lado de cá, viu as luzes no meio da floresta e entendeu como um objeto voador, mas não é”, explica o capitão.

O capitão também conta como funciona o equipamento. “O nome é Arsima, que vem do inglês ‘Artifice Signalisation Main’. É um dispositivo de iluminação do campo de batalha, onde se dispara para cima, como um sinalizador naval, e ele mantém o ambiente claro por um tempo”, diz. “Para quem está de longe e não está acostumado, pode causa essa sensação – de estar vendo um óvni -, mas não é nada disso”, acrescenta.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!