Condomínio instala faixa de repúdio após morador humilhar motoboy

condominio racismo motoboy faixa
Faixa foi colocado ao lado da portaria do condomínio (Reprodução/EPTV)

O condomínio de casas Vila Bela Vista, em Valinhos (SP), onde um motoboy sofreu ofensas racistas na última semana, colocou uma faixa de repúdio ao crime. Com a repercussão nacional, a administração do local fixou o “recado” na entrada do prédio, ao lado da portaria, para mostrar que não compactua com a atitude de um dos moradores.

A faixa foi colocada no local por conta de pessoas que passavam gritando em frente ao condomínio contra o morador. A administração do condomínio também pediu que uma viatura da Polícia Militar fizesse o monitoramento na área. O condomínio está localizado no bairro Chácaras Silvania.

“O condomínio Vila Bela Vista vem a público repudiar o ato de discriminação ocorrido em sua área comum. Neste ato, informamos que o corpo diretivo e seus moradores não compactuam com a atitude do cidadão em questão”, diz o texto escrito na faixa.

Moto nova

Humorista do SBT, Matheus Ceará se comoveu com a história e na mesma noite presentou o jovem com um motocicleta nova. “Aí Galera! Achamos o Matheus e já entregamos a moto pra ele. A história está nos stories só seguir lá e ver. Como disse anteriormente, não quero saber o que houve mas o vídeo me sensibilizou e me identifiquei”, compartilhou o artista.

Ver essa foto no Instagram

Obrigado pelo carinho, sem palavras pra agradecer!!!

Uma publicação compartilhada por Matheus Pires (@matheuspiresdd) em

Desde que a humilhação de que foi vítima espalhou-se, Pires viu sua popularidade crescer da noite para o dia. O jovem conta hoje com 2 milhões de seguidores no Instagram e postou uma foto na rede social com o presente na manhã do sábado (8). “Obrigado pelo carinho, sem palavras para agradecer!!!”, escreveu. Alexandre Pires, Camila Camargo e Gui Araújo estão entre as celebridades que comentaram na postagem.

O iFood também usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso. “Racismo é crime. Nós, do iFood, condenamos qualquer forma de preconceito ou discriminação e por isso nos solidarizamos com o entregador Matheus, vítima do crime racial praticado por um consumidor na cidade de Valinhos conforme vídeo que circula nas redes sociais”.

Em seguida, a rede informou que Mateus Abreu Almeida Prado Couto, responsável pela humilhação contra o entregador não fazia mais parte da base de clientes do aplicativo de entrega. “O iFood descadastrou o usuário agressor da plataforma e oferecerá à vítima apoio jurídico e psicológico”, compartilhou na última sexta-feira (7).

O caso

O morador de um condomínio de luxo em Valinhos (SP), Mateus Couto, é visto humilhando o entregador por aplicativo Matheus Pires ao chamá-lo de semianalfabeto e lixo. Branco, o agressor, vestindo uma camiseta azul, alega também que o jovem tem inveja das casas do condomínio e da cor de pele dele. O caso foi registrado no último dia 31.

“Você nem tem onde morar. Você tem inveja disso daqui. Eu pedi para ele [Matheus Pires] sair fora daqui, e não saiu fora. Moleque, moleque, você tem inveja disso daqui, você tem inveja dessas famílias aqui”, diz o homem, ao apontar para as casas do condomínio e, em seguida, para o antebraço, indicando ser branco.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!