Ocupação de UTIs em BH atinge 100%, mas ainda há leitos; entenda

Leito de UTI
Não há leitos disponíveis na rede privada, mas ainda há na rede pública; ocupação total chega a 100% (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19 em Belo Horizonte atingiu 100,8%, quando somados os leitos da rede privada e do SUS (Sistema Único de Saúde), nesta sexta-feira (19). Isso não significa, no entanto, que não há mais nenhum leito de UTI disponível na cidade. Nos hospitais privados, a ocupação já é de 114,4%, ou seja, não há mais leitos disponíveis para os pacientes. Já na rede pública, 89,8% das UTIs estão ocupadas, e ainda há 44 leitos disponíveis.

A soma das ocupações da rede suplementar e do SUS, portanto, ultrapassa o índice de 100%, taxa considerada como a ocupação total dos leitos da cidade. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou hoje que mais 29 leitos de UTI foram abertos na rede pública, levando o total do SUS a 440. Atualmente, a rede pública tem o maior número de leitos de UTI desde o início da pandemia: o máximo até então era de 424, em agosto do ano passado.

Indicadores de Covid BH
É a primeira vez que a ocupação de UTIs atinge 100% (Reprodução/PBH)

Neste mês, o número de leitos de UTI para tratamento de pacientes com suspeita e confirmação da doença na rede SUS de BH foi de 283, no dia 1º de março, para os atuais 440, depois da abertura de 157 unidades. Na rede privada, o total é de 353 leitos, todos ocupados.

Covid-19 em BH

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 de 100,8% foi divulgada pela PBH em boletim epidemiológico nesta sexta. Até ontem (18), a ocupação total de leitos de UTI era de 96,6%: os da rede privada estavam 109,6% cheios, e os do SUS, 85,4%.

De acordo com o boletim de hoje, os leitos de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 registram ocupação de 89,7% no total, e o número médio de transmissão por infectado é de 1,22. Ao todo, BH já registrou 130.073 casos confirmados da doença e 2.988 óbitos em decorrência dela. Além disso, 8.850 casos estão em acompanhamento e 118.235 pacientes já se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus na capital mineira.

Colapso

“Vamos nos unir, se não essa situação vai piorar. O serviço vai colapsar. Estamos no pré-colapso, que vai depender da ação cidadã de cada um de nós”, afirmou o especialista Estevão Urbano na última semana, durante a entrevista coletiva em que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou novas medidas de restrição em BH. “Nós já comentamos que certamente não tínhamos visto a pior face da pandemia, e estamos começando a ver essa face agora. Qualquer coisa significa colapso no sistema, e colapsando o sistema, não adianta ter plano de saúde. Não vai conseguir internar. Estamos vendo no interior que as pessoas precisam ser assistidas em casa. O que vimos em Manaus está chegando muito perto da gente”, complementou o infectologista Carlos Starling.

Minas Gerais sem leitos

“É isso que queremos em Minas? Ver as pessoas morrendo pelas ruas?” Os duros questionamentos do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), resumem a situação enfrentada pelas mineiros atualmente, no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus. O mandatário anunciou, no início da manhã desta terça-feira (16), que o sistema de saúde entrou em colapso no estado.

“Chegamos em um ponto onde nosso sistema de saúde entrou em colapso: mais pessoas procuram nossos hospitais do que temos capacidade de atendimento”, informou Zema, ao justificar o anúncio feito na noite de ontem (15) de colocar todas as regiões de Minas na onda roxa, fase com medidas mais extremas para brecar o avanço da Covid-19. “Não quero que Minas vire palco de filme de terror”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!