Covid-19: BH amplia vacinação para 35 anos e anuncia datas para 2ª dose de público com comorbidades

Vacinação contra Covid
Desta vez, os dias de vacinação serão diferentes para homens e mulheres de 35 anos (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Moradores de BH de 35 anos já poderão receber a vacina contra Covid-19 a partir da próxima semana, conforme anúncio feito pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta quinta-feira (29). A prefeitura também divulgou mais datas para a aplicação da segunda dose do imunizante no público com comorbidades.

A PBH já havia convocado os moradores com comorbidades e com deficiência permanente para completar o esquema vacinal, mas as datas divulgadas valiam para idades restritas. No novo anúncio, as datas contemplam o público de 56 a 34 anos com comorbidades.

Desta vez, os dias de vacinação serão diferentes para homens e mulheres de 35 anos. Confira a programação para os próximos dias:

2ª dose

  • 30 de julho, sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades de 59 anos;
  • 31 de julho, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 58 anos e 57 anos;
  • 2 de agosto, segunda-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos e gestantes e puérperas sem comorbidades (com 18 anos ou mais);
  • 3 de agosto, terça-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 54 e 53 anos;

1ª e 2ª dose

  • 4 de agosto, quarta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 52 a 50 anos e primeira dose para homens de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • 5 de agosto, quinta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 49 e 48 anos e primeira dose para mulheres de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • 6 de agosto, sexta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 47 a 42 anos;
  • 7 de agosto, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 41 a 34 anos;

Os pontos de vacinação estão disponíveis neste link. O horário de funcionamento dos locais em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos drive-thru, das 8h às 14h.

Orientações

No momento da vacinação, as pessoas de 35 anos precisam seguir as seguintes orientações:

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Já as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, para receber a segunda dose, devem apresentar o cartão de vacina, comprovante de residência, documento de identidade e CPF.

A PBH ainda reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário compareça aos locais de vacinação no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija ao local em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

Comentários