Blocos imperdíveis para curtir o pré-Carnaval de BH

trio elétrico chama o síndico melhores blocos pré-carnaval bh
Pré-Carnaval de BH começa dia 27 de janeiro. Confira os melhores blocos do período! (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

O Carnaval BH 2024 se aproxima! Que tal um esquenta antes da folia oficial? O BHAZ separou os melhores blocos do pré-Carnaval de BH para curtir muito com a galera. Então, marque na sua agenda e caia na folia.

No total, são mais de 100 desfiles que integram a programação pré-carnavalesca de BH, que vai de 27 de janeiro a 9 de fevereiro. Tem bloco quase todo dia pra curtir em fevereiro. Aproveite!

Cómo te Lhama?

O bloco Cómo te Lhama? dá o pontapé inicial na pré-folia de Belo Horizonte. O cortejo surgiu do encontro entre artistas fascinados pelos ritmos latinos. O carro-chefe das canções do bloco é a cumbia, um ritmo de origem colombiana. Também tocam estilos como reggaeton, ragga, guaracha, salsa e quarteto.

Nos ritmos brasileiros, aparecem o carimbó, guitarrada paraense, afoxé, boi, baião e maracatu.

A banda base é composta por integrantes da Orquestra Atípica de Lhamas. Além deles, a bateria desfila com 100 músicos e conta com uma ala de dança.

  • Quando? 3 de fevereiro (sábado), às 13h;
  • Onde? Bairro Horto Florestal (endereço completo em breve no Instagram do bloco).
Reprodução/@atipicadelhamas/Instagram

Velha Guarda do Samba de BH

O grupo “Velha Guarda do Samba de BH” existe há mais de 20 anos, com repertório que preserva o samba mineiro e explora o ritmo em âmbito nacional. O bloco promete muitas marchinhas e animação para todos os foliões.

É formado por personalidades históricas do samba mineiro, como Lucinha Bosco, Raquel Seneias, Carlinhos Visual, Geraldo Gemage, Tia Elza, Barbanache, Kadiola, Bodoque da Cuíca, Paulão Reis, dentre outros da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte.

O bloco segue uma proposta tradicional e desfila sem trio elétrico e tocando as marchinhas de Carnaval. O cortejo sobe até a Praça Sete e dá a volta no Pirulito. Ideal para pessoas mais velhas pois não forma multidão.

  • Quando? 4 de fevereiro (domingo), concentração às 13h e desfile às 14h;
  • Onde? Avenida Santos Dumont, 174 – Centro (em frente ao Centro Cultural UFMG).
Reprodução/@velhaguardadosambadebh/Instagram

Mama na Vaca

O bloco “Mama na Vaca” existe há 13 anos, sendo um dos melhores e mais tradicionais do pré-Carnaval de BH, criado antes mesmo do boom da folia na cidade. A festa começa sempre cedo, e embala os foliões com marchinhas e hits da atualidade até o fim da tarde.

O cortejo abraça a vizinhança e homenageia a vaquinha da rua Leopoldina, no Santo Antônio, na região Centro-Sul da capital mineira. O animal é um dos símbolos de BH.

  • Quando? 3 de fevereiro (sábado), às 10 h
  • Onde? Praça Cairo, 111 – Santo Antônio
Mama na Vaca desfila no pré-Carnaval, e está na lista de melhores blocos da folia em BH
Amanda Dias/BHAZ

@bsurda

O bloco surgiu com a festa da “@bsurda”, que é bem popular no meio LGTBQIA+ em Belo Horizonte. O repertório é recheado de música pop nacional e internacional.

Uma semana antes da folia oficial, o bloco desfila com um trio elétrico gigante debaixo do viaduto Santa Tereza. O último cortejo, em 2023, contou com 50 mil foliões.

  • Quando? 4 de fevereiro (domingo), às 13h30
  • Onde? Rua Aarão Reis, Centro
Marcelo Batista/Divulgação

Chama O Síndico

O “Chama O Síndico” é um dos maiores blocos de Belo Horizonte. O gigante desfila na quarta-feira logo antes da folia, e leva milhares de foliões às ruas da capital mineira.

Com pilares em Jorge Ben Jor e Tim Maia, a banda do bloco é composta por quatro percussionistas, baixista, guitarrista, dois vocalistas e um trio de sopros. No Carnaval, o grupo chama pessoas para compor a bateria e o naipe de sopros, com cerca de 80 pessoas.

  • Quando? 7 de fevereiro (quarta-feira), horário a definir;
  • Onde? Local a definir.
Bateria do bloco Chama o Síndico no Carnaval BH 2023 (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Bloco da Bicicletinha

Criado em 2014, o “Bloco da Bicicletinha” acontece sempre na quinta-feira que antecede o Carnaval. No começo, eram poucos amigos se divertindo, andando de bicicleta pela cidade.

De lá para cá, já foram dezenas de edições em diversas épocas do ano e coletivo entrou na lista dos melhores blocos do pré-Carnaval de BH.

É um dos maiores blocos sob pedais coletivos da América do Sul. Nos últimos desfiles, cerca de 5 mil foliões, montados em suas bikes, participaram dos cortejos pelas ruas de BH. Sempre com muita música animada!

  • Quando? 8 de fevereiro (quinta-feira), às 22h
  • Onde? Avenida Artur Bernardes, 250 – Vila Paris
Bloco da Bicicletinha percorre as ruas de BH na quinta-feira que antecede o Carnaval
Reprodução/@blocodabicicletinha/Instagram

Sexta, Ninguém Sabe?

O bloco “Sexta, Ninguém Sabe?” foi criado em 2014, com o objetivo de animar o Carnaval da capital mineira com marchinhas e clássicos do rock’n roll.

O nome do cortejo é porque, naquele ano, não havia muitas opções para sair na sexta-feira antes da folia começar. Com isso, alguns amigos se juntaram e resolveram esse problema.

  • Quando? 9 de fevereiro (sexta-feira), concentração às 17h e cortejo das 18h até às 22h;
  • Onde? Esquina da Avenida Olegário Maciel com a Rua Alvarenga Peixoto.
Sexta Ninguém Sabe é um dos blocos mais concorridos, e melhores, da sexta-feira, véspera de Carnaval em BH
Reprodução/@sextaninguemsabe/Instagram

Confira a programação completa do pré-Carnaval de BH.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!