Tchanzinho Zona Norte descentraliza Carnaval de BH

bandeira do bloco tchanzinho da zona norte
Politizado, Tchanzinho da Zona Norte leva irreverência às ruas de BH (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

O Tchanzinho Zona Norte surgiu após dois irmãos voltarem de um bloco de rua e sentirem falta do Carnaval fora da região Central. Originário do bairro Jaraguá, na Pampulha, o bloquinho virou blocão. Atualmente, o cortejo que cresceu demais desfila no entorno do Mineirão e se prepara para incluir ainda mais foliões no Carnaval BH 2024.

Laila Heringer Costa é fundadora e produtora do bloco e, ao BHAZ, conta que nos primeiros anos o Carnaval era muito concentrado nas regiões Centro-Sul e Oeste. “A gente queria muito fazer um bloco de bairro, achamos que tinha que ser um pouco mais democrático”, explica.

“Começamos os ensaios em 2012 e saímos em 2013. Quando tivemos a ideia, muitas pessoas que eram do bairro abraçaram o bloco”.

Público no bloco Tchanzinho da Zona Norte no Carnaval de 2023 (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Tchanzinho no metrô

A ideia do Tchanzinho era mostrar a vida das pessoas que vivem na Zona Norte da capital mineira. “Queríamos mostrar o deslocamento feito todos os dias. Então montamos um trajeto grande, que saía do Jaraguá, pegávamos o metrô na estação 1º de Maio e íamos até a Santa Tereza”.

Com o crescimento do bloco, em 2018, a parte do metrô precisou sair de cena. “Era muita gente e estava ficando inviável continuar. Em 2019, também precisamos sair do bairro, por causa das ruas estreitas, bateria passando apertada”.

Bateria animada dita o ritmo do cortejo do bloco (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Nova era no Mineirão

O primeiro desfile no entorno do Mineirão, em 2020, foi um sucesso. Laila afirma que o bloco não perdeu a identidade e segue nas raízes de cortejo de bairro. O bloco sai aos sábados de Carnaval, na parte da manhã.

As músicas do desfile do Tchanzinho Zona Norte são predominantemente as da “baixa gastronomia” do axé. Muitas do É o Tchan, que inspirou o nome do cortejo. Neste ano, o repertório passou por uma repaginada com a adição de piseiro, arrocha, músicas de Anitta, autorais do bloco e de blocos amigos.

Em 2023, o tema do desfile foi “Tchanzinho A Volver”, que remete ao hit “Envolver”, de Anitta. A ideia do nome surgiu para marcar o retorno do bloco às ruas após a pandemia.

Desfile do Tchanzinho durante cortejo 2023 (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Anota aí:

Data: sábado, 10 de fevereiro
Endereço: a definir
Horário: a definir

Edição: Pedro Rocha Franco
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!