O bloco Baianas Ozadas já derrama suas bençãos no Centro de BH nesta segunda-feira (3) do Carnaval 2025. Ao som de bateria ao vivo, o coletivo mergulha no suingue do axé importado da Bahia e na religiosidade que vem do mesmo lugar.
Geo Ozado é baiano e mora em Belo Horizonte há 40 anos. Quando decidiu formar o bloco Baianas Ozadas, os ensaios aconteciam na casa onde ele morava, no bairro Santa Tereza. Depois de lá, o grupo passou a ensaiar no Necup (Núcleo de Estudos de Cultura Popular), tendo sido o primeiro bloco a utilizar o espaço.
SALVE O AXÉ!
— BHAZ (@portal_bhaz) March 3, 2025
Baianas Ozadas abençoa o Carnaval BH 2025. O que significa a lavagem da escadaria? Veja aqui 👇#Carnaval2025 #carnaval #carnavalbh pic.twitter.com/qVHsmVbrii
Em 2013, quando o bloco saiu pela primeira vez, o grupo já contava com 10 mil foliões como público, recorda Geo. “A partir daí, ele foi tendo um crescimento vertiginoso de público, triplicou em 2014, sempre com carnavais temáticos”, conta o fundador.
Dentro das temáticas, o Baianas Ozadas já homenageou, ao longo dos anos, o pai do axé music, Luiz Caldas; o centenário de Dorival Caymmi e os blocos afros de Salvador. “Em 2017, foi o auge do Baianas e acho que do Carnaval de BH. O bloco foi noticiado com 500 mil pessoas de público”, lembra Geo Ozado.
Para o fundador do bloco, o Baianas Ozadas é o pioneiro do Carnaval de BH em tocar somente músicas baianas no repertório. “Pode falar que quem baianizou o Carnaval de Belo Horizonte fomos nós. O Baianas Ozadas é o bloco que baianizou o Carnaval de BH”.
Conheça mais sobre o bloco aqui.
Veja as fotos do bloco Baianas Ozadas no Carnaval bh 2025






































































































































