Ao som de Tim Maia e Jorge Ben Jor, o Bloco Chama o Síndico arrastou uma multidão de foliões no desfile do Carnaval 2025 na avenida Afonso Pena, na região central de Belo Horizonte. Com um espetáculo de música e luzes em mais uma quarta-feira de pré-Carnaval em Belo Horizonte. Desta vez, o bloco foi às ruas com o tema “Salve o Verde!”, com foco no desenvolvimento de uma festa mais sustentável. O BHAZ marcou presença no cortejo para te mostrar os destaques da folia.
Celebrando 13 anos de história, segue com a tradição de homenagear os ícones Tim Maia e Jorge Ben Jor. Este ano, o bloco conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais.
O tema, inspirado no pensamento de Ailton Krenak e dos povos originários, apresenta o planeta como organismo vivo, do qual a humanidade faz parte. Já o cortejo busca trazer um manifesto pela proteção ambiental, por meio da arte e da força coletiva.
Zé Mauro, fundador e vocalista do bloco, comenta: “Em tempos cinzas em que o concreto reina, convidamos todo mundo para celebrar a Serra do Curral, reverenciar as matas, proteger nossos rios e semear um futuro mais verde. Vamos vestir as cores da natureza, dançar entre as árvores da Afonso Pena e espalhar a mensagem: preservar é preciso e pode ser divertido! Queremos uma festa sustentável, afetuosa, que respeite o meio ambiente e tenha compromisso com o futuro”.
A festa promove uma mistura de ritmos, como samba, funk, afoxé, xote, soul, carimbó e reggae power.
Veja imagens do desfile:














Chama o Síndico
Idealizado por Matheus Rocha e Nara Torres, o Bloco Chama o Síndico foi fundado no ano de 2012 por um grupo de aproximadamente 20 músicos e produtores culturais que já participavam ativamente do reflorescimento do carnaval de rua de Belo Horizonte, tocando, criando e produzindo outros blocos.
Desde sua criação, o bloco tem levado dezenas de milhares de foliões para as ruas, em uma celebração democrática e inclusiva. Em sua formação, o bloco conta com bateria, ala de dança, ala para pessoas com deficiência e músicos que fazem parte da banda do bloco.
Em 2012, surgiram convites para que o bloco também se apresentasse nos palcos, fazendo uma espécie de metamorfose para o formato banda. Em julho do mesmo ano, a banda do Chama o Síndico fez seu primeiro show e acabou sendo o primeiro bloco da retomada do carnaval de BH a se apresentar nesse formato.
De lá pra cá já foram mais de uma centena de shows, dividindo o palco com grandes artistas como Jorge Ben Jor, Paralamas do Sucesso, Criolo e Planet Hemp, para plateias de mais de 10 mil pessoas, em Belo Horizonte, cidades do interior de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.