[ENEM] O que faz uma universidade ser referência no país?

Unicamp, UFRGS e UFMG – as que lideram o ranking do MEC

Com se já não bastasse a pressão para ingressar na universidade, muitos jovens se vêem confusos sobre onde seguir sua formação. Sair do Ensino Médio e ingressar na faculdade é uma quebra de rotina enorme: horários, postura em sala de aula, organização do semestre, demandas em sala, etc, fazem com que esse momento se torne uma experiência totalmente diferenciada. Mas, se já sei qual curso fazer, qual universidade ingressar? Ou ainda não sei qual carreira seguir, mas tenho em mente “aquela” faculdade renomada.

Já passou ou está passando por isso? Quais critérios você utiliza para escolher onde vai estudar? Qualidade? Valor? Distância? E quais são os itens utilizados pelos avaliadores das universidades que definem, todo ano, o ranking das melhores e piores? Vem entender como funciona:

O Ministério da Educação (MEC) realiza através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

  1. Média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes);
  2. Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última avaliação trienal disponível;
  3. Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Uma instituição é considerada excelente quando atinge as faixas 4 ou 5 no IGC, que vai de 1 a 5. De um total de 2.109 instituições de ensino superior avaliadas, apenas 375 entraram nesse grupo seleto.

Aquelas que não chegam à nota mínima 3 são consideradas insatisfatórias para os padrões do MEC e podem sofrer punições.

Importante entender também, que a Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, encabeça diversos rankings de melhores universidades brasileiras, mas não está na lista do MEC porque não participa do Enade, usado para essa avaliação.

Confira a lista das 50 melhores universidades do Brasil, de acordo com o MEC:

 

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!