BH tem vagas em curso gratuito para interessados em trabalhar em bares e restaurantes

curso bares e restaurantes bh
Curso para interessados em trabalhar em bares e restaurantes tem inscrições abertas (PBH/Divulgação)

Se você se interessa por trabalhar em bares e restaurantes, ou já tem certa experiência na área, esta dica é para você: Belo Horizonte tem vagas para o Curso de Serviço para Bares e Restaurantes. São 60 vagas de ampla concorrência e o cadastro para as primeiras turmas está aberto até o dia 15 de novembro.

O curso é promovido pelo Instituto Diageo e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), por meio do Programa Learning for Life, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. A previsão é de que as aulas comecem ainda neste mês.

O curso

No curso, serão ofertados conteúdos como serviço de sala e bar, drinks e o mercado de trabalho, bebidas alcoólicas e serviço de bebidas, tipos e preparo de coquetéis, além de aspectos sócio comportamentais em hospitalidade.

Para participar, os interessados devem ter pelo menos 18 anos, disponibilidade de horário para realizar o curso e interesse na possibilidade de se inserir no mercado de trabalho de bares e restaurantes.

O curso oferece 140 vagas, das quais 80 são para pessoas encaminhadas por órgãos da Prefeitura de BH, como assistência social e educação, e outras 60 para ampla concorrência.

A carga horária do curso é de 60h: metade do tempo será dedicado à aprendizagem teórica, com seis horas diárias de segunda a sexta-feira. O curso será realizado no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional, Mercado Popular da Lagoinha, na avenida Presidente Antônio Carlos, 821.

Já a outra metade do curso é destinada à aprendizagem/vivência prática, que será feita em bares e restaurantes associados ao projeto próximos à residência da/o cursista.

Inscrições

As inscrições para o Curso de Serviço para Bares e Restaurantes podem ser realizadas por meio de formulário disponível no site da PBH (clique aqui). Para receber a certificação é necessário: 75% de frequência nas aulas de aprendizagem teórica e participação integral nas atividades de aprendizagem/vivência prática.

Possibilidade de contratação

“Essa formação é muito importante pois responde a demanda do setor de bares e restaurantes, especialmente neste momento de ampliação e melhoria do ambiente de negócios em Belo Horizonte. Outro ponto de destaque é a conexão com o programa de qualificação profissional Valorizar a Gastronomia Articulada à Agroecologia, ofertado pelo CRESAN, que forma profissionais com capacidades diversas, especialmente na cadeia da gastronomia, se colocando como ponte para a empregabilidade e a geração de renda”, destaca Darklane Dias, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com Matheus Daniel, presidente da Abrasel em Minas Gerais, a possibilidade de contratação após a conclusão do curso é expressiva. “A participação no curso não garante a contratação, mas tendo em vista a necessidade de profissionais qualificados no setor de bares e restaurantes em Belo Horizonte, essa possibilidade é bastante real”. Este é um momento oportuno visando atender a bares e restaurantes na demanda de mão de obra qualificada e preparada para trabalhar no período da copa do mundo e eventos de final de ano, complementa.

Com PBH

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!