Carta ao Portal BHAZ

Divulgação/Assessoria

Tenho cada vez mais certeza da importância que as mídias têm em informar corretamente a população. Devemos valorizar os espaços em que o compartilhamento de informações fidedignas contribui para a formação da opinião pública. Também valorizar os espaços em que a mulher na política tem voz e liberdade para se posicionar mesmo para pessoas que pensam de forma diferente.

Ao longo dos 30 meses como colunista do Portal BHAZ, pude compartilhar minha rotina na vida pública e abordar os principais acontecimentos políticos do Estado e do País, levando dados e informações da realidade dos fatos e, claro, com uma pitada de opinião.

Começo citando a tramitação da Reforma Administrativa, quando este espaço serviu para abordar a necessidade de reestruturação da máquina pública da administração direta do Governo de Minas, enxugando estruturas de forma a tornar o Estado mais focado e eficiente em áreas que mais agregam na qualidade de vida das pessoas: educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Escrevi aqui também sobre meus dois primeiros projetos de lei, os quais deram início ao meu esforço de racionalização do estoque de normas estaduais. Apelidado como “revogaço”, a prática acabou se espalhando para parlamentares de outros estados, além de mostrar o quão desnecessárias são algumas leis que, em muitos casos, apenas atrapalham a vida das pessoas.

Lembro da minha felicidade quando comuniquei aqui que seria uma das coordenadoras da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Assembleia de Minas, pois se existem direitos que precisam ser priorizados, são os dos nossos mineirinhos, numa visão muito clara que mistura o longo prazo com a busca incessante por igualdade de oportunidades.

Foi nesta coluna que pude demonstrar como os parlamentares podem (e devem) ser austeros quanto ao uso do recurso público, recurso que sai da mesa das famílias mineiras por meio do pagamento de impostos. No último mês de agosto, economizei – apenas em meu gabinete – mais de seis milhões e seiscentos mil reais. Demonstro que é possível fazer mais com menos. Além de contar com equipe multidisciplinar enxuta selecionada em processo seletivo, utilizamos práticas de gestão consolidadas e que fazem com que o dia a dia do gabinete seja mais eficiente e eficaz. O foco é na geração de resultados para a sociedade.

Foram muitas as pautas levadas à população mineira com profundo embasamento de fontes diversas, confiáveis e rastreáveis. Temas variados e tão impactantes para a vida das pessoas: a tragédia de Brumadinho, privatizações, saneamento, licenciamento ambiental, desenvolvimento econômico, parlamento, violência doméstica e abuso sexual, diretrizes orçamentárias, fundão eleitoral, corrupção, tributação, fiscalização, emendas parlamentares, transformação digital, mulheres na política, enchentes, pandemia, educação…

Sobre a pandemia, em meio a um cenário totalmente desconhecido e que mudou a vida de todos, a coluna me deu oportunidade de trazer esclarecimento e informação de qualidade. Durante semanas, pude revelar à população as discussões e as aprovações no âmbito legislativo que vinham ocorrendo. Pude também reportar, com base em dados científicos, avanços relacionados a vacinas e estágios de vacinação, destacar a importância da tecnologia e da inovação no momento de crise.

Foi ainda a coluna do BHAZ que permitiu que os mineiros soubessem de todas as ações do meu mandato em prol da educação. Essa é a prioridade dos nossos dias por eu acreditar que é por meio dela que as transformações verdadeiras em uma sociedade ocorrem. A educação básica de qualidade é capaz de promover a verdadeira igualdade de oportunidades para as novas gerações. É por meio da educação que as pessoas podem desenvolver o seu pleno potencial, aprimorando habilidades e competências e, assim, serem protagonistas da própria história.

Por todo o exposto acima, expresso minha gratidão à oportunidade dada pelo Portal BHAZ. Sou muito grata por ter caminhado com vocês como colunista do portal durante esses anos. Sigo à disposição.

Um grande abraço,

Deputada Estadual Laura Serrano

Laura Serrano
Laura Serranocontato@lauraserrano.com.br

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

Comentários