Covid: ‘BH não deixará de receber’, diz secretário sobre doses de vacina

vacinação
Estado espera receber mais de 820 mil doses (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Minas Gerais deverá receber mais de 800 mil doses de vacina contra a Covid-19 nos próximo dias. A expectativa foi anunciada pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, durante coletiva nesta terça-feira (22). O gestor garantiu que Belo Horizonte vai receber os imunizantes e explicou sobre a distribuição dos mesmos para “virar a página” sobre o tema.

“BH não deixará de receber nenhuma das doses [que estão para chegar], pois ela toda é de grupos de D2 (segunda dose). Uma vacinação importante de grupos por idade e, como não tem doses para comorbidades, ela inteira será distribuída de forma proporcional. Belo Horizonte participará de 100% desta remessa”, informou.

A vinda das vacinas se dá diante da expectativa do Ministério da Saúde receber 8 milhões de doses no decorrer da semana. “Chegaram 1 milhão de doses do Butantan, expectativa de 3 milhões da AstraZeneca e 2,4 milhões da Pfizer”, mais o 1,5 milhão da Janssen. “Dez por cento do total deverá vir para Minas”.

O estado, segundo Baccheretti, tem registrado aumento no número de casos de Covid-19. Mesmo assim, o sistema de saúde, principalmente os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), não tem ficado sobrecarregado. O secretário explicou que isso já é reflexo da vacinação.

“Apesar do aumento de casos, o de pacientes aguardando leitos não é proporcional. Isso faz pensar que a vacinação vem aumentando a imunização da população em geral. Ela é muito eficaz em casos graves e óbitos e pela vacinação parte das pessoas que adoeceram não evoluíram para internação”, explicou.

Distribuição

Na última semana, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou que não realizaria a ampliação dos grupos de vacinação por ter recebido menos doses do que o esperado. O secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, disse que a cidade deveria ter recebido cerca de 70 mil doses na semana retrasada, mas acabou recebendo pouco mais de 19 mil.

Durante a coletiva de hoje, Baccheretti detalhou como acontece a distribuição dos imunizantes para “encerrar a discussão na tentativa de virar a página”. “Cada remessa de vacina vem carimbada”, disse. Com base nisso, o governo olha a proporção do grupo de cada cidade vacinado e encaminha os imunizantes.

Belo Horizonte, conforme explicado pelo secretário de Minas, deixou de receber a parte destinada para comorbidades nas remessas 23 e 24. “Não é que não recebeu nada. Por que BH não recebeu essas doses? Porque chegou a 100% do grupo de comorbidade na remessa 22. Como já tinha recebido toda sua parte, não tinha como receber doses para grupos específicos”.

Na 25ª remessa, segundo o secretário, a capital mineira “participou do rateio, pois não encerrou a vacinação das gestantes. “Tentei ser bem explicativo… São utilizados parâmetros técnicos claros. Óbvio que todos estão ansiosos para que o calendário de vacinação seja adiantado”, disse.

Baccheretti ainda comunicou que teve uma conversa com os secretários municipais de Saúde, incluindo o de BH. “Todos entenderam os critérios e a forma de distribuição. Que a gente não traga na vacina uma briga que não é para o bem comum. O estado tem objetivo de distribuir vacinas para sairmos da pandemia”.

Covid-19

Minas Gerais tem 1.747.308 casos confirmados do novo coronavírus e 44.623 mortes. Os dados são do Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) de hoje. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 3.379 casos e 40 óbitos.

Com relação à vacinação, o estado já aplicou 6.498.279 primeiras doses e 2.645.537 da segunda e última. O governo já recebeu 11.528.304 doses vindas do Ministério da Saúde. O informe pode ser lido clicando aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!