‘A baderna é de quatro anos para cá’, diz Kalil sobre mineração em Minas Gerais

kalil mineração
Durante entrevista ao BHAZ, o candidato ao Governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), se posicionou contra a mineração na Serra do Curral (Asafe Alcântara/BHAZ)

Durante entrevista ao BHAZ nesta segunda-feira (26), o candidato ao Governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), criticou a mineração na Serra do Curral, além de se comprometer a fiscalizar as atividades minerarias em Minas Gerais caso se torne governador do estado.

Segundo o ex-prefeito de BH, “a baderna [da mineração] é de quatro anos para cá”. Kalil teceu duras críticas à forma com que o adversário político, Romeu Zema (Novo), tem conduzido o assunto. Ao BHAZ na última semana, o atual governador garantiu que a mineração da Serra do Curral “não afetará a população da Grande BH” (veja aqui).

“Eu sou absolutamente contra [a mineração da Serra do Curral], vamos colocar isso claro. Está na Justiça e se tiver documentos como estão falando, que está faltando documentos, que tem documentos falsos… Eu não tenho acesso a isso, nenhum de nós tem. É um mistério absoluto, ninguém consegue colocar nada para fora nesse governo”, disparou Kalil.

Se eleito, o candidato pretende revisar e eliminar possíveis irregularidades nesse processo, além de contratar uma equipe técnica capacitada para fiscalizar a atuação das mineradoras no estado. Para Alexandre Kalil, “a Serra do Curral não é um patrimônio só de Belo Horizonte, é de Minas Gerais inteira”.

“Vamos fazer como fizemos na prefeitura: vamos colocar tudo na mesa, vamos ver como que é, como não é. Eu acho que nós estamos em um país democrático que tem que seguir a legalidade. Temos que ver se teve sacanagem, se teve coisa errada. E se teve, temos que voltar atrás e começar tudo de novo”, disse.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!