Haddad deve ser oficializado como candidato do PT nesta terça; Pimentel vai a Curitiba

O PT deve anunciar nesta terça-feira (11) o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como substituto de Lula à Presidência em 2018. A Justiça Eleitoral determinou que a data limite para a troca de candidato seria amanhã, dia 11 de setembro. O candidato petista terá Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice.

O anúncio deve ser feito em Curitiba, onde o ex-presidente está preso na sede da Polícia Federal, cumprindo pena pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), cancelou toda a sua agenda desta terça e irá para Curitiba acompanhar o anúncio.

Lula não poderá ser candidato por definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento aconteceu na última dia 31, em sessão extraordinária no plenário do tribunal. Seis dos sete ministros votaram contra o ex-presidente e apenas Edson Fachin foi favorável a Lula.

A defesa de Lula tenta reverter a decisão do TSE. Ao todo, os advogados de Lula impetraram com três ações na Corte para no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta segunda, a defesa também divulgou um parecer do Comitê de Direitos Humanos da ONU sobre o processo que culminou na retirada da candidatura o ex-presidente à Presidência da República nas eleições deste ano. O documento reitera o posicionamento dado anteriormente pela ONU de que o petista deve ser candidato.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!