Fura fila: Vídeo mostra enfermeira vacinando suposto namorado

Enfermeira da vacina em suposto namorado
Enfermeira foi vista aplicando vacina em homem (Reprodução/TV Bahia)

Câmeras de segurança flagraram uma enfermeira aplicando uma dose da vacina contra Covid-19 em um homem fora do grupo prioritário. O caso ocorreu na cidade de Cruz das Almas, na Bahia, no dia 20 de janeiro. As imagens do momento da vacinação foram divulgadas hoje (1º) pelo G1. No vídeo, é possível ver duas enfermeiras: enquanto uma aplica o imunizante, a outra vigia o portão do local. A suspeita é que o homem que furou a fila seja namorado de uma das servidoras.

A dose do imunizante aplicada no homem estava separada para uma idosa que mora em um asilo da região, só que ela recusou a vacina. A enfermeira preencheu o relatório informando que a idosa em questão estava vacinada, mas quem recebeu a proteção foi o homem visto nas imagens.

Investigações

A prefeitura de Cruz das Almas informou que abriu processo administrativo para apurar denúncia de desvio de vacina. “Além de formar uma comissão para conduzir o processo administrativo, o Município irá ingressar com uma representação tanto criminal, quanto cível, junto ao Ministério Público, prestar uma queixa na Delegacia de Polícia e sugerir que a servidora seja afastada das suas funções até que a investigação seja concluída”, diz a nota.

Confira a nota da prefeitura na íntegra

A Prefeitura de Cruz das Almas abriu um processo administrativo disciplinar para apurar suposta prática de infração praticada por uma servidora, do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Saúde, que se trata do desvio de vacina contra a covid-19, sendo aplicada uma dose da vacina, em uma pessoa desconhecida e que não faz parte da fase atual do Plano Municipal de Vacinação.

O prefeito Ednaldo Ribeiro, ao tomar conhecimento do ocorrido, imediatamente solicitou que fosse aberta a sindicância para apurar o fato e pediu celeridade no processo, que deve ocorrer com a total transparência.

Além de formar uma comissão para conduzir o processo administrativo, o Município irá ingressar com uma representação tanto criminal, quanto cível, junto ao Ministério Público, prestar uma queixa na Delegacia de Polícia e sugerir que a servidora seja afastada das suas funções até que a investigação seja concluída.

A demanda por vacinas é muito grande, não é um caso particular de Cruz das Almas e sim, do mundo inteiro. Seguir à risca as prioridades estabelecidas pelo consenso mundial é fundamental para salvar vidas, um eventual “fura-fila” rompe com essa lógica. Qualquer dose, mesmo que seja apenas uma, aplicada fora da ordem de prioridades se configura como um crime. Diante disso, o Município repudia veemente atos ilegais, imorais e injustos, que transcorra em prejuízos para a vida da população e garante que vai acompanhar e punir qualquer ação inadequada com a vacina.

O município de Cruz das Almas não vai admitir irregularidades em relação a vacina. Intensificamos a fiscalização, e essa denúncia é resultado disso. Nossa tarefa agora é apurar, o que já está sendo feito. Vamos lutar para que todos tenham acesso à vacina, mas é preciso respeitar a fila de prioridades. De forma geral relembro que esse não é o momento de darmos jeitinho para furar fila, é momento de humanidade, respeito e união por um bem comum, disse o prefeito Ednaldo.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!