Campus Party volta a BH com novo formato, prometendo injeção de tecnologia e inovação

Campus Party/Divulgação

A Campus Party, um dos maiores encontros de tecnologia e empreendedorismo do mundo, chega pela terceira vez a Minas Gerais. Batizado de Campus Party Experience, o novo formato do evento propõe levar real experiência não somente para quem já trabalha com tecnologia, mas também para visitantes não tão familiarizados com a temática.

Segundo Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil, a opção de fazer o evento em novo formato deve-se ao momento político e econômico instável que o país atravessa. “Foi um esforço da organização junto aos patrocinadores para que Minas Gerais não ficasse de fora do calendário anual do evento”.

O evento prepara mais de 100 horas de conteúdo entre palestras e workshops, e mais de 70 palestrantes compartilhando conhecimento em três palcos: Feel the Future (principal), Empreendedorismo e STEAM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), além dos workshops Coders (voltado para quem gosta de programar) e Makers (cultura maker – de colocar a mão na massa).

Campus Party/Divulgação

Entre as atrações estão área de drones; hackathon; espaço Startup & Makers, com exposição de 64 startups em estágios mais embrionários e mais avançados, e a Maker Faire, uma das maiores feiras globais do movimento maker; além de área dedicada aos simuladores. Veja mais detalhes abaixo:

  • Palestrantes
    Entre os palestrantes estão Andrew Humphries, um empreendedor em série e co-fundador da The Bakery, primeira aceleradora de desafios corporativos do mundo com sede em Londres/Reino Unido; Willian Gordox, primeiro caster brasileiro, streamer nas horas vagas de League of Legends; e o cartunista Maurício Ricardo, um dos pioneiros e mais premiados produtores de conteúdo da internet brasileira, que apresentará reflexões sobre os pontos altos e baixos de sua carreira no jornal e na TV;
  • Workshops
    Dois espaços serão destinados para os workshops: um voltado aos Coders (programação) e outro ao universo Maker. Entre os destaques, estão o Mobiliza 360: imersão para mobilização, que apresentará as tecnologias de realidade virtual como ferramentas para a gestão pública, promovendo inovação na maneira como as políticas públicas são produzidas; várias atividades para estimular a criatividade infantil no estante da Newton Paiva, com a construção de robôs e brinquedos; e o Creathon Turma da Mônica – Computação Criativa na prática, no qual serão abordados os conceitos da aprendizagem criativa aplicada à computação e o desenvolvimento de ideias baseadas em problemas reais; e um workshop que ensinará a desenvolver dispositivos profissionais em Internet das Coisas;
  • Include
    Projeto do Instituto Campus Party, o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa.  No sábado, 10 de novembro, às 13h, Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, contará mais sobre o projeto;
Campus Party/Divulgação
  • Startups & Makers
    O programa reunirá 48 startups, sendo 24 em Early Stage (estágio embrionário) e 24 em Growth Stage (estágio mais avançado) com projetos ligados às áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, terceiro setor, automotivo, financeiro, alimentação, esporte, entre outros. As startups apresentarão seus projetos e passarão por mentorias e coaching com especialistas;
  • Campus Future
    Por meio de uma comissão julgadora composta pelos curadores de conteúdo da Campus Party, foram selecionados 16 projetos acadêmicos para a mostra acadêmica dirigida a estudantes universitários e de ensino médio técnico de todo o País. A mostra funcionará de maneira interativa, com espaço para que os visitantes possam experimentar os protótipos e se divertir com as invenções criadas pelos universitários;
  • Batalha de Drones
    Uma competição aberta a qualquer pessoa com mais de 10 anos de idade, selecionados de acordo com gincanas promovidas no local. Os participantes são submetidos a diversos desafios e os melhores se enfrentam no final. Ganha aquele que derrubar o drone do adversário primeiro (“Dois drones entram, um drone sai”);
  • FreePlay
    O espaço FreePlay é dedicado a diversas modalidades de games, como, por exemplo, League of Legends (LOL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Dota 2, Fifa e Street Fighter V (os dois últimos quando há consoles disponíveis). No espaço serão disputados campeonatos com times que se inscreveram na hora.
Campus Party/Divulgação
  • Maker Fair
    No dia 10 de novembro, sábado, a Campus Party receberá uma Mini Maker Fair, que contará com cerca de 50 expositores. Lá, os visitantes poderão ver e interagir com os mais diferentes objetos feitos por “artesãos” de todo o país.
  • Hackathons
    Estudantes e profissionais de TI, Design, Administração/Gestão, Marketing Digital e Comunicação poderão conhecer como promover desenvolvimento econômico e social. A partir disso, poderá criar soluções para que mais empresas tenham acesso a recursos, com taxas competitivas.

O evento tem entrada gratuita. Esta edição acontece na Serraria Souza Pinto, com a expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes. Para fazer inscrições e obter mais informações acesse o site oficial do evento.

Imagem da primeira edição da Campus Party, em 2016 (Campus Party/Divulgação)

Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, entre outros.

O evento está presente no Brasil há mais de 12 anos. A realização do evento em Minas Gerais é apresentada pela Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) e, também, resultado da parceria feita pela MCI Group, organizadora da Campus Party, com a iniciativa privada.

SERVIÇO

Campus Party Experience

Quando? entre 7 e 10 de novembro, das 10h às 22h com circulação de pessoas até às 23h

Onde? Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, n. 899 – Centro)

Quanto? Gratuito

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!