Cura BH 2022 retoma programação cultural presencial com show e DJs durante pintura de empenas

instalação artística praça raul soares
Instalações da artista Selma Calheira já estão dispostas na Praça Raul Soares para o Cura BH (Divulgação/Tamás Bodolay)

A programação cultural gratuita da 7ª edição do Cura (Circuito Urbano de Arte) vai começar nesta quarta-feira (21), após dois anos de pausa por conta da pandemia de Covid-19. DJs, apresentações artísticas e um show de Mateus Aleluia fazem parte das atividades, além da pintura das empenas no Centro de BH.

O público poderá acompanhar as pinturas das empenas acontecendo enquanto transitam pela área da Praça Raul Soares. A programação promete ser encerrada de forma apoteótica, no domingo (25), com o show de Mateus Aleluia, às 18h. DJs, performances e Bar Beck’s estarão presentes na praça.

Amanhã (21) haverá a inauguração da instalação feita pela artista baiana Selma Calheira, que já está montada na Praça Raul Soares. De 16h20 às 22h, os artistas pintarão as empenas e confeccionarão os lambes. Haverá o lançamento da Loja Cura com House of Caabal: desfile e apresentação do espetáculo Pink Garden.

Instalações da artista Selma Calheira para o Cura BH (Divulgação/Pri Musa)

Catálogo do Cura

Na quinta-feira (22), haverá o lançamento do catálogo do Cura, com a mesa debate “Cura e a Cidade” mediada por Roberto Andrés. “Com os artistas nas alturas, convidamos o público a assistir as pinturas das novas empenas acontecendo”, diz Priscila Amoni uma das idealizadoras do Cura.

Um outro destaque da programação é o lançamento da primeiro Loja do Cura. “Nossa história de amor com BH ganha toques especiais a cada ano, e dessa vez não seria diferente: o público vai poder levar pra casa um pouco das obras e o conceito do festival”, afirma Priscila. A loja ganhará uma versão on-line.

Confira a programação completa:

21 QUARTA-FEIRA: 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe Willand (MG)

16h20 às 22h – Lançamento da Loja CURA com House of Cabal: desfile e apresentação do espetáculo Pink Garden

22 QUINTA-FEIRA: 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe Willand (MG)

16h20 às 18:30h – DJ Pelas

18:30h às 20h – Lançamento Catálogo Cura com a mesa “Cura e a cidade”, com Binho Barreto, Felipe Thales, Carol Jaued, João Perdigão e Flaviana Lasan. Mediação Roberto Andrés. 

20h às 22h – DJ Kingdom

23 SEXTA-FEIRA: 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe Willand (MG)

16h20 às 22h – Becks apresenta Pedro Pedro e João Nogueira 

24 SÁBADO: 16h20 às 22h

16h20 às 22h – Mirante CURA – Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe Willand (MG)

16h20 às 22h – Xeque Mate apresenta

16h20 às 19h Lázara

19h as 22h  Jambruna

25 DOMINGO: 10h às 22h

10h às 22h – Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe Willand (MG)

10h às 22h – Espaço CURA – arte, comida e agroecologia/ parceria MST

10h às 14h – DJ Palomita

14h às 14h20 – Performance Solsticio: Dança para o amanhã

15h às 18h – DJ Pat Manoese

18h às 19h – Show Mateus Aleluia

19h às 22h – DJ Rico Jorge

Cura – 7ª edição

Esta edição do Cura irá até o dia 25 de setembro na Praça Raul Soares, Centro de Belo Horizonte. Neste ano, o festival retoma suas origens e promove uma intensa programação cultural junto à pintura de mais duas empenas e a impressão de lambe NFT, que também ocupará uma fachada, e uma grande instalação na praça.

O Cura já tem os artistas e locais que receberão as artes definidos. Com o tema “Terra”, o festival procurará celebrar território, ancestralidade e alimento, dando destaque à soberania dos povos negros e indígenas. Confira os artistas que irão dar vida às empenas e fachadas do entorno da Praça Raul Soares:

Selma Calheira

Uma das artistas que ficarão responsáveis pelas artes desta edição do Cura é a baiana Selma Calheira. Ela fará uma instalação com 26 peças de barro, que chegarão a alcançar quatro metros e meio de altura, e ficarão na Praça Raul Soares.

Pedro Neves

Pedro Neves é um dos artistas convidados desta edição, e ficará responsável por dar vida à empena do Edifício Copacabana, na Praça Raul Soares. O maranhense vive em Belo Horizonte desde a infância, e costumava pegar ônibus em um ponto onde dará para contemplar a empena.

Sueli Maxakali

Uma outra artista convidada é Sueli Maxakali, indígena liderança dos Maxakali, ou Tikmu’un, o povo originário de uma região entre Minas, Bahia e Espírito Santo. A artista procura traduzir em suas obras as vivências de um povo que cuida da terra por muitas gerações, luta contra a exploração e à favor da proteção.

Willand Cabal

A artista selecionada na convocatória foi Willand Cabal, que fará o primeiro painel de lambes do Cura a partir de uma criptoarte. Artista independente do Aglomerado da Serra, dançarina de vogue e pesquisadora da cultura ballroom, Willand reúne os elementos de seus próprios hobies em sua arte.

MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) também faz parte do time de artistas convidados do Cura 2022. Dentro do movimento, há um coletivo artístico que criam obras referentes à recuperação e perpetuação de sua cultura, história e memória.

Anota aí:

Cura – 7ª edição
Data: 21 a 25 de setembro
Local: Entorno da Praça Raul Soares
Envento gratuito

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!