‘De volta para o futuro’: Cine Humberto Mauro exibe filmes de ficção científica de graça

A entrada para as exibições é gratuita (Reprodução/Redes sociais)

O Cine Humberto Mauro vai promover, entre 6 de julho e 1 de agosto, a mostra “De volta para o futuro”, que tem foco em produções de ficção científica. Durante o período, o Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, exibirá filmes como  “Godzilla”, de Ishirô Honda, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, de Steven Spielberg, e “Metrópolis”, de Fritz Lang.

Aproximadamente 50 filmes compõem a mostra, que vai apresentar um panorama do gênero. “Exibiremos desde clássicos, como ‘Viagem à Lua’, de Georges Méliès, até obras mais recentes, como a adaptação de ‘Duna’, por Denis Villeneuve. Essa seleção diversificada oferecerá ao público uma visão abrangente e cronológica da evolução do gênero e do cinema em si”, explica Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do Cine Humberto Mauro, 1 hora antes de cada sessão.

A exibição traz ainda três sessões do programa “História Permanente do Cinema” e leva ao público três filmes comentados por especialistas: “E.T. O Extraterrestre”, de Steven Spielberg; “Stalker”, de Andrei Tarkovsky e “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, de George Lucas. 

Programação

Para compor a programação, e proporcionar uma experiência envolvente e coerente aos espectadores, a curadoria planejou cada dia da mostra em torno de um eixo temático ou narrativo.

O primeiro dia da mostra, por exemplo, ganhou o título de “Invasões e Invasores” e reúne obras que tratam de viagens espaciais, ou melhor, de viajantes especiais e das relações e interesses que eles desempenham em diferentes lugares do universo. 

“A proposta é criar elementos para que o público possa experienciar cada dia a partir de uma perspectiva específica e proporcionar um entendimento mais amplo sobre os filmes. Trata-se de um meio de oferecer ao público não apenas uma programação coerente a cada dia, mas também uma experiência rica em conexões que muitas vezes ultrapassam o gênero que esses filmes, evidentemente, têm em comum”, explica Rodrigo Azevedo, produtor de programação.

Ainda segundo Rodrigo Azevedo, autores de ficção científica escrevem sobre futuros possíveis, passados imaginários, galáxias distantes, cenários diferentes dos quais estamos habituados. “Por meio dessa via, somos constantemente instigados a questionar nossas certezas, a explorar e a expandir as noções de tempo, de espaço, da memória, da sociedade, da tecnologia, da existência”, comenta.

Confira aqui a programação completa da exibição.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!